Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Ele se "encheu" de sorvete e emagreceu 14 quilos; pode isso?

Anthony Howard-Crow, do canal Abs & Ice Cream, passou três meses com uma dieta de sorvete - Reprodução/Youtube
Anthony Howard-Crow, do canal Abs & Ice Cream, passou três meses com uma dieta de sorvete Imagem: Reprodução/Youtube

Thamires Andrade

Do UOL

08/06/2017 15h52

Para emagrecer é preciso focar na ingestão de calorias ou nos alimentos que consumimos? Na opinião de Anthony Howard-Crow, do canal Abs & Ice Cream (Abdômen e Sorvete, em livre tradução), dá para perder os quilinhos extras sem tirar as comidinhas gostosas da dieta. Para provar isso, ele se propôs um desafio: só tomar sorvete por três meses.

A polêmica

Nas duas primeiras semanas do desafio, ele perdeu um quilo e resolveu deixar o experimento de lado por motivos profissionais.

Depois decidiu tentar mais uma vez e passou 100 dias comendo 2.000 calorias de sorvete e mais 500 divididas entre suplementos proteicos e álcool. No fim, ele emagreceu 14,5 quilos.

Pode isso?

De acordo com as nutricionistas ouvidas pelo UOL, uma dieta restritiva como essa não é o mais indicado para quem quer perder peso com saúde. “Essas estratégias radicais até podem dar certo, pois, de fato, ele emagreceu, mas perdeu saúde no processo. Fora que manter essa perda também é difícil”, explica Jacqueline Moniz Anversa, nutricionista esportiva da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo.

Uma dieta baseada praticamente em sorvete, como a de Anthony, tem um alto teor de gordura e açúcar. Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de Nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que o excesso de consumo desses alimentos aumenta os níveis de colesterol total e ruim, o que faz com que o risco de doenças cardiovasculares também seja maior.

Riscos

Essa “dieta” pode trazer muitos malefícios para a saúde do intestino. Jacqueline explica que o consumo em excesso de açúcar e gordura saturada e hidrogenada, que compõem o sorvete, acabam com a flora intestinal. E isso faz com que o organismo deixe de absorver os nutrientes. Ou seja, seguir um cardápio desse tipo pode te deixar com deficiência nutricional.

“Seguir uma alimentação assim também faz com que a imunidade baixe e você fique suscetível a pegar uma infecção. Fora que o corpo fica sem energia, a pessoa costuma ficar sonolenta e de mau humor”, fala Jacqueline.

De fato, Anthony relatou que perdeu a vontade de fazer a maioria das coisas por estar cansado o tempo todo. Ele, inclusive, parou de fazer atividade física no último mês por falta de energia.

Perda de massa muscular

O americano também relatou que a dieta fez com que ele perdesse massa muscular e não gordura, como esperado.

Clarissa explica que quanto maior for a quantidade de músculo no nosso corpo, mais rápido conseguimos emagrecer. Isso porque o músculo é um tecido metabolicamente ativo que tem um alto consumo energético. 

Sem contar que estar com a massa muscular em dia é positivo para preservar a massa óssea e o amortecimento das articulações.

Esqueça as calorias

Um dos problemas da dieta de Anthony, na opinião de Clarissa é focar na contagem de calorias e ignorar a qualidade dos alimentos.

Ela exemplifica com uma analogia de que o corpo humano é como um carro que precisa de combustível para se locomover. Se você colocar gasolina adulterada (alimentos ricos em açúcar simples, gorduras e etc), ele vai parar na oficina antes do que é abastecido com gasolina correta (alimentos in natura e menos processados).

Quer emagrecer? A dica das nutricionistas é buscar um profissional para ter um programa de alimentação personalizado. “Ele vai avaliar a existência de doenças, necessidades energéticas individuais e os exames laboratoriais antes de prescrever a dieta adequada”, diz.