Topo

Precisa murchar a barriguinha em 24h? Veja quais alimentos você deve evitar

Beatriz Vichessi

Colaboração para o UOL

10/06/2017 04h00

Ao posar para fotógrafos em uma festa, Halle Berry, 50, apareceu com uma barriguinha. Questionada se está grávida, a atriz negou e questionou: "Uma garota pode comer bife e batatas fritas?"

A barriga realmente pode ficar maior, dependendo do que se come na véspera e no dia de um evento: alguns alimentos fermentam, provocando a formação de gases, e fazem a região ficar maior. Outros são capazes de fazer o corpo reter líquidos e inchar. E há, ainda, algumas comidas de difícil digestão, que ficam estacionadas e demoram a ser processadas.

Veja que alimentos devem ser evitados, se você não quiser correr o risco de aparecer com uma barriguinha saliente:

1. Sal

Em excesso, provoca retenção de líquido. Fique de olho no rótulo e risque da lista alimentos ricos em sódio, como macarrão instantâneo e sucos de caixinha. 

2. Doces e massas

Açúcar e farinha branca fermentam no intestino e ajudam na formação de gases, fazendo a barriga parecer maior do que realmente é.

3. Brócolis e couve-flor

Apesar de saudáveis, também provocam gases em muitas pessoas, tal como a couve-de-bruxelas, a cebola, o alho e o repolho. 

4. Carne e fritura

Esses alimentos não são de fácil digestão e pesam no estômago.

5. Refrigerante e água com gás

Por terem gás, podem dilatar o estômago a longo prazo. E, temporariamente, fazem o corpo inchar. 

6. Bebida alcoólica

Cerveja fermenta no organismo, enquanto os destilados ajudam a deixar o corpo mais inchado. Prefira vinho, que não costuma dar esses efeitos.

7. Laticínios

Quem tem intolerância à lactose deve evitar o leite e seus derivados, que fermentam no intestino. Se você não abre mão, substitua por versões sem lactose.

8. Leguminosas

O feijão é famoso por provocar gases. Grão-de-bico, soja, lentilha e ervilha também entram nesta lista.

Exagerou?

Beber bastante água (em torno de dois litros por dia) ajuda a eliminar os líquidos retidos e a desinchar, segundo a nutricionista Vivian Ragasso, do Instituto Cohen, em São Paulo. “Outra dica valiosa é fazer um chá de hibisco, limão, gengibre e canela, e beber durante o dia antes da festa, quente ou frio, sem açúcar ou adoçante”, diz.

Além disso, Clarissa Fujiwara, nutricionista membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) recomenda comer pequenas porções ao longo do dia, em vez fazer uma ou duas grandes refeições. Dê preferência a pratos de fácil digestão, como saladas. “Invista em ingredientes diuréticos, como pepino, melão, melancia e abacaxi.” Cuidar da postura também ajuda: mantenha as costas retas e contraia o abdome, evitando deixar a barriga despencar.