Topo

Pele seca? Vontade de comer gelo? Sinais que seu corpo dá para pedir ajuda

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

18/06/2017 04h00

Quando pensamos em sintomas, logo vem à mente as condições extremas: dor, manchas, alterações bruscas de saúde. No entanto, nosso corpo muitas vezes manda sinais discretos - ou até mesmo um tanto estranhos - para avisar que alguma coisa não está indo bem com ele.

O clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas em São Paulo, alerta que o indivíduo deve, em primeiro lugar, saber o que é normal para ele. "Se, por exemplo, você sempre teve cabelo quebradiço ou pele oleosa e de repente houve uma mudança brusca com isso, é necessário verificar o motivo", explica. E, claro, a regra é clara: se perceber algo estranho, consulte um médico.

Pele seca

Pode ser um sinal de oscilação hormonal - como, por exemplo, a chegada da menopausa. Também pode ser causada por falta de vitamina E, encontrada em peixes e oleaginosas como castanhas-do-pará e nozes.

Cabelo fraco e unhas quebradiças

Tem mais fio de cabelo solto na escova ou no ralo do banheiro do que de costume? As unhas estão rachando com qualquer coisa? Pode ser carência vitamínica e de minerais. Falta de ferro, por exemplo, é apontada como uma das causas da queda de cabelo, enquanto uma deficiência de vitaminas do complexo B pode levar à fraqueza nas unhas.

Vontade de comer gelo

Parece desejo de grávida - e, de fato, as gestantes são quem mais sofrem deste sintoma aparentemente bizarro, mas com comprovação científica: trata-se de um sinal de anemia. Não existe uma explicação conclusiva sobre o motivo - alguns estudos apontam que o consumo de gelo ajuda a aliviar inflamações na boca causadas pela falta de ferro no sangue.

Círculos nas irises

É relativamente comum encontrar "anéis" brancos ou cinzas ao redor das irises em idosos - trata-se de uma condição na maioria das vezes hereditária e que não afeta a visão. No entanto, em pessoas com menos de 40 anos, esses arcos podem ser sinal de colesterol alto. Outro possível causador destes aros é o excesso de cobre no organismo - sintoma, por exemplo, da Doença de Wilson, um distúrbio metabólico que atinge principalmente o fígado.

Veja também: 

Sangramento nas gengivas

Pode ser que você esteja esfregando os dentes com muita força. Pode ser também uma alteração hormonal esperada durante a gravidez Mas, se não for o caso, gengivas inflamadas e que sangram com facilidade podem ser sinal de deficiência de vitamina C (encontrada em frutas cítricas) ou vitamina K (encontrada em feijões, ovos, morangos e vegetais de folhas escuras, como espinafre e couve)

Língua lisa ou muito vermelha

Existe um motivo para os médicos examinarem sua língua quando você faz um check-up - ela pode indicar se o seu corpo está bem. Uma língua muito lisa, por exemplo, pode indicar carência de ferro na dieta. A mudança de tom também é importante - uma língua vermelha indica falta de vitamina B12 no organismo.

Irritabilidade e insônia

Além do estresse diário, uma coisa que pode estar causando seu cansaço é falta de magnésio, mineral encontrado em alimentos como nozes, soja, abacate e espinafre, entre outros.