Vida saudável

Comer três ovos por dia emagrece?

iStock
Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 04h00

Você já ouviu falar da dieta do ovo? Pois é, a ideia é que fazer do ovo seu melhor aliado na missão de perder peso.

A dieta diz que é só comer um ovo cozido ou pochê meia hora antes das refeições principais (café, almoço e jantar), ou substituir a carne (branca ou vermelha) por ovo.

Se você fizer a dieta do ovo associada a uma dieta hipocalórica, ou seja, com poucas calorias durante todo o dia, você emagrece. A questão é lógica: comer antes da refeição diminui a fome, substituir a carne por um ovo faz você ingerir menos caloria, e a dieta hipocalórica, como o nome já diz, reduz as calorias. Este combo faz o ponteiro da balança cair, mas isso não quer dizer que a opção é saudável.

Vinte e um ovos por semana fazem bem para a saúde?

iStock
Imagem: iStock
O ovo tem ótimos benefícios, é nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ele já foi odiado anos atrás quando seu consumo era associado à maior probabilidade de colesterol alto, mas estudos científicos promoveram o ovo a alimento saudável quando provaram que o colesterol contido na gema é pouco para ser responsável pelo aumento da incidência de doenças cardíacas.

Mas o exagero não é bom.

A recomendação diária de colesterol é de 300 miligramas. Um ovo contém cerca de 200 mg, então só com um ovo você já quase atinge a recomendação diária, imagine com três! ”

Aline Martins, professora de nutrição da UFMG (Universidades Federal de Minas Gerais)

Comendo três ovos em 24 horas os níveis de colesterol extrapolam o recomendado e se tornam um alerta. Também é preciso levar em consideração que a pessoa pode ingerir ainda mais colesterol de outros alimentos durante o dia, que será somado ao colesterol dos ovos.

Mesmo que quem esteja seguindo a dieta tente evitar outros alimentos com colesterol, pode não ser saudável. Se você concentra tudo o que quer no ovo, você perde chances de conseguir colesterol de outras formas, com outras vitaminas, minerais e proteínas, como na carne de porco ou boi.

Inclusive, a carne suína seria uma escolha interessante, por ter menos gordura saturada, que aumenta os níveis de colesterol, segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo.

Ovo sacia e é uma boa saída?

iStock
Imagem: iStock
Os profissionais não concordam que o ovo seja a escolha adequada para saciedade em todas as refeições.

O ovo não tem ação metabólica ou hormonal que reduza a fome, explica Magnoni. “Se for só para sentir que estou cheio posso fazer a dieta com qualquer coisa, dieta da alface, do quibe”, completa.

Uma salada seria a opção mais adequada antes das refeições, pois as fibras de verduras e legumes dão maior sensação de saciedade, de acordo com Martins.

Porém, o correto mesmo é procurar um profissional para balancear a dieta corretamente. É preciso regular as proteínas, ter vegetais, carboidratos, diversidade de nutrientes, de acordo com Alex Leite, coordenador de endocrinologia do Hospital São Luiz, em São Paulo. Tudo pensado especificamente para o paciente, levando em conta seu peso, idade, sexo e rotina.

“Com a dieta do ovo você perde peso por comer menos, mas você não mantém e não muda seu hábito alimentar. Quando cansar de comer ovo você volta a se alimentar mal e engordar, sem falar que pode acabar com colesterol alto e deficiência de alguns nutrientes”, conclui Martins.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
BBC
do UOL
Redação
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Topo