Vida saudável

Yoga que conquistou Mariana Ximenes lembra dança e tem acrobacias aéreas

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

27/06/2017 04h00

Se você curte uma atividade física que não tem nada de monotonia, a acro yoga pode te conquistar. A prática une os benefícios da yoga tradicional – como autocontrole, postura e respiração – com elementos da acrobacia – como saltos, giros e inversões. A atriz Mariana Ximenes é uma das praticantes da modalidade e sempre faz posts das suas aulas no Instagram .

 

A post shared by Mariana Ximenes (@marixioficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on


Realizada em grupo

A principal característica dessa prática são os movimentos fluidos de uma postura para a outra, em um ritmo constante, como uma dança. Enquanto a yoga é individual e com posturas somente no chão, a acro yoga é realizada em grupo, a partir de duas pessoas ou mais, com movimentações aéreas e acrobáticas, em suspensão.

"O foco da yoga tradicional é mais voltado para a introspecção e o autoconhecimento, já a acro yoga desenvolve habilidades físicas, consciência corporal e interatividade”, explica a terapeuta psicocorporal e instrutora de acro yoga Elaine Lilli, da Acro Yoga Brasil,.

Benefícios da acro yoga

As regiões do corpo que são mais trabalhadas com a acro yoga são braços, pernas, coluna vertebral e abdômen. E, como é uma modalidade de alta intensidade, vai ajudar a fortalecer e definir a musculatura. Cada aula dura entre 1 e 2 horas e a indicação é que seja feita de duas a três vezes por semana.

"Com um mês de aula nesse ritmo já é possível notar as melhorias no corpo”, afirma a professora Elaine.

Além disso, há muitos outros benefícios, como o aumento da flexibilidade e do equilíbrio; maior controle do próprio corpo, com a realização de movimentos cada vez mais complexos; criatividade e sensação de liberdade e prazer; além de estimular a confiança. “Na prática da acro yoga ninguém está no controle e ambos têm a responsabilidade um pelo o outro. É visível quando um participante conduz e, no decorrer da prática, ele passa a ser conduzido”, conta. 

 

 

A post shared by Mariana Ximenes (@marixioficial)

 

 

 

 

 

 

 

on

 

Dicas para quem quer começar

A acro yoga é indicada para todas as pessoas com boas condições de saúde física e que não apresentem lesões que comprometam as articulações ou ligamentos. Há níveis para iniciante, intermediário e avançado e não é necessário ter experiência na yoga. Pode ser praticada por crianças a partir dos quatro anos de idade e não tem idade limite.

Como ainda não há muitos professores dessa prática no Brasil, antes de começar as aulas é necessário pesquisar e saber a escola onde o professor for formado, além de fazer uma aula experimental para conhecer melhor o método.

O instrutor de acro yoga Marcelo Ferreira, do Instituto União/Asham Brasil, explica também que a modalidade funciona bem com quem gosta de testar os limites e de trocar experiências com o grupo. “A acro yoga é ideal para pessoas que gostam de desafios, que buscam performance física, gostam de se comunicar e interagir e preferem uma atividade mais dinâmica realizada ao ar livre”, finaliza.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

BBC
do UOL
Redação
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Topo