Topo

Crianças expostas a filmes com cigarro são 3 vezes mais propensas a fumarem

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

19/07/2017 15h35

Nós sempre achamos que servimos de exemplo e educamos nossos filhos e sobrinhos para tomarem boas decisões sozinhos. Porém, talvez você não seja o exemplo que eles queiram seguir. Ao menos quando o assunto é cigarro.

Um estudo divulgado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) provou que, ao decidirem fumar, as crianças são fortemente influenciadas por atores de filmes.

Hades, o vilão da animação "Hércules", de 1997, aparece fumando um charuto - Reprodução/Disney - Reprodução/Disney
Hades, o vilão da animação "Hércules", de 1997, aparece fumando um charuto
Imagem: Reprodução/Disney
“É uma ação de resposta: as crianças que mais veem atores fumando nas telonas têm maiores probabilidades de fumar”, afirmou Stanton Glantz, professor da Universidade da Califórnia, nos EUA, em entrevista ao "The New York Times".

De acordo com o professor, as análises mostraram que o cinema é o maior estímulo para crianças quando o assunto é fumar, tendo poderes de influência maiores que a família e até as próprias propagandas de cigarro. Para piorar, Glantz descobriu em outra pesquisa que os filmes populares aumentaram o uso de tabaco nas cenas.

Os estudos comprovam que --mesmo controlando todos os fatores de risco como pais fumantes ou classe social-- os jovens que estão mais expostos ao tabagismo em filmes são de duas a três vezes mais propensos a fumarem do que aqueles que assistem poucas cenas.

A pesquisa foi analisada em 17 países diferentes. "Crianças que estão expostas a um monte de cigarros na tela correm riscos de duas a três vezes maiores do que as que não são”, disse o professor ao jornal americano.

Quem tem pais que fumam é mais propenso a fumar, mas ver muitos filmes que expõem ao tabagismo pode superar o benefício de ter pais que não colocam um cigarro na boca. As crianças de pais que não fumavam, mas que assistem intensamente tabagismo nas telonas são tão propensas a fumar quanto crianças de pais que fumavam e também viam filmes.

Além de educar bem os filhos para que eles não comecem este péssimo hábito, também será importante ficar de olho no controle remoto (e nas compras de ingresso para o cinema).

Os pesquisadores também fazem uma crítica social: qual é a necessidade de manter cigarros e fumantes em filmes que são classificados para crianças? Proibir tais imagens para jovens poderia diminuir o número de futuros fumantes.

Fichas informativas do CDC sobre tabagismo no cinema estimam que tirando os cigarros dos longas-metragens classificados para crianças pouparia 18% dos 5,6 milhões de jovens vivos hoje que morreriam de doenças relacionadas ao tabaco. Um milhão de vidas.