Topo

Mulher compartilha selfie nua para mostrar efeitos da endometriose no corpo

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

19/07/2017 13h08

Thessy Kouzokas, uma diretora de arte de 27 anos, decidiu publicar uma foto em que aparece nua no Instagram para alertar sobre os efeitos que a endometriose causou em seu corpo. "Isso é bastante chocante para as pessoas. Esta sou eu. Esta é a endometriose", escreveu na legenda.

Ela contou nunca ter tido a intenção de compartilhar uma foto nua antes. "Mas não posso acreditar na quantidade de mensagens diretas que recebi de meninas que também têm e se sentem sozinhas", contou.

"A esquerda é o meu estômago três semanas após um cisto rompido (5 semanas atrás). A foto da direita sou eu agora, após tomar um medicamento chamado 'synarel' que parou todos os meus hormônios e me enviou para a menopausa aos 27 anos de idade', disse.

Na doença, o tecido que reveste a cavidade uterina–endométrio–não é eliminado durante a menstruação. Em vez disso, sobe pelas tubas uterinas e cai na cavidade abdominal. Deslocado, ele provoca lesões e processos inflamatórios bastante dolorosos nas áreas onde se instala.

Famosas como as atrizes Fernanda Machado e a Lena Duhan assumiram sofrerem da doença. Entre os sintomas, estão cólicas fortes, assim como dor durante a relação sexual e desconforto para evacuar ou urinar durante o período menstrual.

No caso de Thessy Kouzokas, ela ainda que passará por uma cirurgia no final de agosto, em que será operada por mais de sete horas e ficará hospitalizada por uma semana. "Por favor, espalhe a palavra sobre conhece alguém com dor, por favor, alerte-a para verificar isso. E para as meninas com endometriose...você não está sozinha", escreveu.