Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Para conquistar ouro em Tóquio, a judoca Rafaela Silva adere à ioga

Rafaela Silva aposta na ioga para melhorar a flexibilidade - Cadu Vigilia/Divulgação/Nike
Rafaela Silva aposta na ioga para melhorar a flexibilidade Imagem: Cadu Vigilia/Divulgação/Nike

Thamires Andrade

Do UOL

25/07/2017 12h02

Rafaela Silva já se prepara para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio, no Japão. Para conquistar a medalha de ouro novamente, a judoca tem uma nova modalidade que promete ajudá-la na competição: a ioga.

Em entrevista ao UOL durante o lançamento do aplicativo NTC Yoga, da Nike, a atleta disse que começou a praticar a modalidade faz pouco tempo, mas que já acredita nos benefícios que a ioga trará para sua carreira.

“Quando acabava o treino, já saia correndo e meu preparador físico fala que precisamos fazer exercícios de alongamento. Então acho que a ioga vai me ajudar nisso”, fala.

“Principalmente, porque tem alguns golpes que sou um pouco limitada, exatamente por não ter flexibilidade. Acho que depois de um tempo de prática, conseguirei desenvolver mais o alongamento.”

São, inclusive, os movimentos que exigem flexibilidade na ioga os mais difíceis para a atleta. “Minha flexibilidade está negativa. Mas quando a professora pede para focar na parte da respiração e conectar com seu corpo, isso me ajuda. Às vezes, a gente só pensa na dor e aí não consegue se concentrar no exercício”, fala.

A parte de meditação e respiração da ioga também ajudam Rafaela a ficar menos nervosa. “Um dia antes da competição, faço exercícios de respiração e me visualizo durante a competição”, diz.