Topo

Quer perder peso? Punhado de nozes pode ajudar a controlar apetite

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

18/08/2017 15h35

Ricas em ácidos graxos ômega 3 e outras substâncias, as nozes estão muito ligadas à redução do risco de obesidade e diabetes. Elas também são muito eficientes na função de reduzir o apetite, mas ninguém sabia o motivo -- até agora.

Pesquisadores de um estudo publicado no periódico “Diabetes, Obesity and Metabolism” fizeram com que nove pacientes obesos hospitalizados bebessem, por cinco dias consecutivos, um smoothie contendo 48 gramas de nozes (cerca de 14 porções e 315 calorias) ou um smoothie placebo, com o sabor e quantidade de calorias idênticos ao original. Depois, os pacientes ficaram um mês seguindo suas dietas regulares até retornarem para um segundo round, no qual os que tomaram a bebida placebo da primeira vez ingeriram a original, e vice-versa.

Por fim, os participantes foram submetidos a exames cerebrais enquanto observavam imagens de alimentos gordurosos (bolo, por exemplo), com baixas taxas de gordura (vegetais) ou fotos neutras de pedras e árvores.

Depois do teste, o estudo mostrou que quando as pessoas que tomaram o smoothie de nozes olhavam para imagens com alimentos gordurosos, a ativação da parte do cérebro que envolve o apetite e o controle do impulso aumentou – ao contrário das que tomaram o placebo.

“As nozes podem alterar a forma com que nossos cérebros veem a comida e impacta em nosso apetite”, diz a autora do estudo Olivia Farr. “Nossos resultados confirmam as recomendações de incluir esses alimentos como parte de uma dieta saudável”.