Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Uso de antibióticos pode facilitar infecções intestinais

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

18/08/2017 10h11

Um estudo feito pela Universidade de Medicina da Virgínia (EUA) mostrou que o uso de antibiótico faz com que um tipo de célula imune que habita o intestino perca sua efetividade na luta contra infecções e enfraquece a barreira intestinal contra invasores.

“Essa célula desempenha um importante papel na linha de frente da imunidade quando o corpo é invadido por algum agente infeccioso”, disse o pesquisador Koji Watanabe. “Nós descobrimos que o antibiótico interrompe os micróbios naturais do intestino, evitando que isso aconteça de forma apropriada e deixando o intestino suscetível a infecções severas”.

Publicado no periódico científico PLOS Pathogens, o estudo procurou entender o papel da microbiota intestinal na colite amebiana, uma infecção grave de parasitas, comum em países em desenvolvimento. Os pesquisadores analisaram amostras de fezes de crianças de Bangladesh e determinaram que aquelas com infecções mais severas tinham menos diversidade de bactérias no intestino. Isso porque, segundo o estudo, o uso de antibióticos em crianças é muito comum em países com média e baixa renda.

Por fim, os cientistas usaram um rato de laboratório para analisar como a queda da flora intestinal pode piorar os casos de infecções. Eles descobriram que os antibióticos interferiram na microbiota intestinal dos ratos, diminuindo a atividade das células imunes, importantes na proteção do organismo.