Topo

Pessoas com problemas de saúde vivem mais quando praticam exercício

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

22/08/2017 11h34

Se você tem alguma doença, é melhor passar menos tempo sentado. De acordo com um estudo publicado no periódico canadense CMAJ (Canadian Medical Association Journal), o sedentarismo pode aumentar o risco de morte em pessoas com 50 anos ou mais que têm problemas de saúde.

Muitas pesquisas observaram os benefícios da atividade física para a saúde, mas existem poucas informações sobre a relação entre o comportamento sedentário e o risco de morte em pessoas com alguma debilidade.

Pensando nisso, os pesquisadores coletaram informações de 3.141 adultos com 50 anos ou mais, entre 2003 a 2006. Depois, os participantes eram monitorados quando praticavam atividades físicas e responderam perguntas sobre como se sentiam. Eles foram analisados até 2011 ou até a data da morte.

“Nós descobrimos que nas pessoas que tinham menos problemas de saúde, o tempo que passavam sentadas não tinha relação nenhuma com o rico de morte”, disse Olga Theou, do departamento de medicina da Dalhousie University, no Canadá. “O sedentarismo foi somente associado ao risco de morte em pessoas debilitadas que não fizeram pelo menos o recomendado de 2h50 de atividade física moderada por semana”.

Os autores afirmaram que é preciso alertar sobre os perigos da falta de exercício em pessoas com problemas de saúde, assim como os riscos de fumar, por exemplo, para encorajar o movimento. “Até algo tão simples como levantar do sofá e caminhar pela casa pode ajudar”, disse Olga.