Saúde

Conheça a pericoronarite, doença que fez Pabllo Vittar remover os dentes

Bruno Santos/ Folhapress
Pabllo Vittar teve que extrair os dentes por causa do problema Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Gabriela Ingrid

Do UOL

24/08/2017 15h51

O nome pode parecer complexo, mas a pericoronarite é bastante familiar para quem já sofreu com os dentes do siso. Recentemente, a cantora Pabllo Vittar cancelou shows de sua agenda por causa do problema e teve que passar por cirurgia para extrair os dentes. Mas afinal, o que é a tal da pericoronarite?

“É uma inflamação da gengiva que ocorre ao redor de um dente e acontece geralmente quando ele ainda não saiu completamente”, explica Marcelo Kyrillos, cirurgião-dentista diretor da clínica Ateliê Oral e membro da ABOE (Associação Brasileira de Odontologia Estética). Segundo ele, a inflamação pode ser causada por um trauma da gengiva que recobre o dente, provocado pelo dente oposto (superior ou inferior) ou pela própria mastigação. A higienização deficiente só agrava o problema.

Kyrillos afirma que o incômodo é grande, atrapalhando a fala e a mastigação: “A pericoronarite causa muita dor no dente e na gengiva, dificulta a mastigação, a deglutição e limita inclusive a abertura da boca”. O dentista ainda conta que pode ter presença de pus na área afetada e eventuais episódios de mal-estar e febre por conta da infecção.

Nos casos mais leves, o tratamento é feito com anti-inflamatórios para redução ou alívio da dor, enquanto não se trata a causa. Mas quando é verificada uma infecção da gengiva, Kyrillos diz ser indispensável a prescrição de um antibiótico. O dentista ainda explica ser muito comum a extração do dente: “Isso ocorre na maioria dos casos. Na maioria das pessoas o siso nasce na mandíbula, numa região chamada Ramo, onde o osso começa a subir na articulação, dificultando a limpeza. Se ele nasce fora do alinhamento da mordida, pode também prejudicá-la”.

Segundo Kyrillos, não existe dados no mercado de incidência nos pacientes, mas a extração é indicada para mais de 90% de seus pacientes. No caso de Pabllo, não foi diferente e a inflamação o obrigou a cancelar os shows para tirar os dentes do siso. "Eu tirei, minha gente. Não estou conseguindo falar direito. Olha aqui, meu irmão, o tamanho", disse em seu stories no Instagram, logo após o procedimento.

Depois da extração, Kyrillos diz que é recomendado repouso nas 72 horas seguintes ao procedimento, para não estimular o aumento do batimento cardíaco, evitando sangramento ou inchaço, não tomar nada quente e fazer compressa fria com uma bolsa de gelo na zona da face afetada durante uns 15 minutos, mais de uma vez ao dia.

 

 

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Redação
AFP
do UOL
Estilo
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Notícias
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
BBC
BBC
do UOL
do UOL
Topo