Topo

Suco de alface? Sim, ele existe e é bem fácil de fazer; aprenda 5 receitas

iStock
Imagem: iStock

Carolina Prado

Colaboração para o UOL

01/09/2017 04h15Atualizada em 04/09/2017 12h37

A alface é a hortaliça mais consumida no Brasil, de acordo com a Abcsem (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas). E só temos bons motivos para elegê-la a queridinha das refeições saudáveis: é excelente fonte de fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, chamados de fitoquímicos, que têm funções reconhecidas na prevenção e controle de algumas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

No entanto, a alface não precisa ser só a rainha da salada ou o “verdinho” do sanduíche. É possível incluir qualquer tipo de alface (preferencialmente orgânica, que não é contaminada por agrotóxicos) em sucos também. De baixo índice glicêmico, comparado a suco de frutas naturais, a bebida é indicada para quem precisa controlar os níveis de glicemia, colesterol e gordura no fígado e também ajuda a aliviar sintomas da constipação intestinal. E, claro, vale para quem quer melhorar a qualidade nutricional do cardápio.

Veja, a seguir, algumas receitas de suco que tem a alface como base:

1. Alface com erva-doce
Ingredientes: 5 folhas de alface, 1 pedaço de raiz de erva-doce, 1 colher (chá) de mel e 200 ml de água gelada.
Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.
A erva-doce vai ajudar a eliminar mais líquidos, melhorando o inchaço e potencializando a desintoxicação.

2. Suco detox
Ingredientes: suco de 1 laranja, 2 folhas de alface, 1/2 cenoura, 1 colher (sobremesa) de linhaça, gengibre a gosto, gotas de limão e 200 ml de água.
Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.
A cenoura, juntamente com a alface, potencializa o efeito antioxidante do suco, devido à presença de betacaroteno. Já a linhaça tem ômega 3, que ajuda a eliminar toxinas.

3. Suco verde
Ingredientes: 2 folhas de alface, 150 ml de chá verde, 1 punhado de hortelã, 1 maçã verde.
Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.
O chá verde é ótimo para desintoxicação orgânica e tem compostos fenólicos que oferecem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimutagênicas, antidiabéticas e anti-hipertensivas à bebida. A hortelã, além de aromatizar, tem forte atividade antioxidante.

4. Alface com maçã verde
Ingredientes: 1 maçã verde pequena com casca cortada em cubos, 2 folhas de alface picadas, lascas de gengibre a gosto e 200 ml de água de coco gelada. 
Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.
O gengibre é digestivo, já a maçã verde regula a glicemia e ajuda no controle do colesterol.  A água de coco repõe os sais minerais e hidrata o corpo.

5. Alface com erva cidreira
Ingredientes: 2 folhas de alface, 1/3 de xícara de erva cidreira fresca, suco de um limão e 200 ml de água gelada.
Preparo: com a água e a erva-cidreira lavada, faça um chá e deixe esfriar. Reserve. Esprema os limões e coloque no liquidificador com o chá e a alface. Tome em seguida.
A alface combinada à erva-cidreira, que também tem ação relaxante, faz deste suco um indutor de sono e calmante natural.

Fontes: Ana Luisa Vilela, nutróloga. Manuela Dolinsky, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense) e autora do livro “Nutrição de Vegetariano” (Editora Payá). Maria Flávia Sgavioli, nutricionista e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.