Topo

Filhos de pais separados e com guarda compartilhada são menos estressados

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

05/09/2017 12h30

Um novo estudo realizado pela Universidade de Estocolmo, na Suécia, mostrou que filhos de pais separados são mais saudáveis psicologicamente quando moram em duas casas. Conhecida como guarda física compartilhada, nesse tipo de custódia os pais compartilham a guarda e a responsabilidade dos filhos, que passam um período na casa do pai e outro na casa da mãe.

A pesquisa realizou questionários com 807 crianças com diferentes tipos de custódias, entre 2001 e 2003. As perguntas eram sobre a frequência com que ficavam estressadas e como se relacionavam com seus parentes. Os pais também responderam perguntas sobre as relações com o parceiro anterior.

A conclusão foi que as crianças que vivem com apenas um dos pais se sentem estressadas diversas vezes por semana, quando comparadas a crianças que têm a guarda compartilhada. O estresse permanece em relações em que os pais não se dão bem ou quando as crianças não se dão bem com um dos pais.

“Com o tempo, os filhos que passaram mais tempo longe de um dos pais perderam o contato com parentes e amigos e tiveram maior propensão a crises financeiras”, disse Jani Turunen, um dos responsáveis pela pesquisa. Segundo o cientista, crianças com guarda compartilhada têm uma relação mais ativa com ambos os pais e são mais felizes, ajudando em sua saúde mental.

Mas a solução não é apenas morar com cada pai por um período de tempo. “Para criar um ambiente saudável para a criança, eles têm que se dar bem entre si e com o filho”, diz Turunen.