Topo

Marrom ou vermelho: o que a cor da menstruação diz sobre a sua saúde

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Therrie

Do UOL, em São Paulo

07/09/2017 04h05

“Minha menstruação veio marrom, será que estou doente?” ou “O sangue da menstruação está escuro, isso é normal?”. Perguntas como essas podem surgir e causar apreensão entre mulheres que, muitas vezes, desconhecem até que ponto a variação na cor do sangramento menstrual é considerado saudável ou não.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

João Dias Júnior, ginecologista e obstetra do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, destaca a importância da mulher observar a menstruação e notar se há alguma alteração na cor, no cheiro e na composição. Segundo ele, durante o mesmo ciclo menstrual as cores podem variar do tom borra de café ao vermelho vivo. “É comum a menstruação ter início com a borra de café ou marrom, depois evoluir para um vermelho mais escuro e, em seguida, para um vermelho mais vivo. Quando o ciclo vai diminuindo, a cor tende a ficar escura novamente até terminar.”

De acordo com o médico, a cor da menstruação é basicamente determinada pelo fluxo de sangue, por essa razão, mulheres que menstruam pouco tendem a ter um sangramento mais escuro, as que menstruam mais costumam apresentar um sangramento vermelho mais brilhante.

Sangue fica marrom com o uso de pílula

pilula - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Além do volume de sangue, outros fatores podem influenciar a coloração da menstruação e dar sinais sobre a saúde da mulher. “Sangramento em excesso e vermelho vivo com coágulos (pequenos pedaços de sangue) podem significar alterações do útero como, por exemplo, a presença de miomas, explica Sérgio Podgaec, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.

Ainda segundo Sérgio, o uso de alguns métodos contraceptivos hormonais e medicações influenciam a cor do sangue menstrual. “O fluxo marrom escuro, em pequena quantidade, pode aparecer em pacientes que tomam pílulas anticoncepcionais ou que usam anti-inflamatórios para cólica. Esse tom mais escuro também costuma se manifestar em mulheres que têm aderências dentro do útero devido à curetagem após aborto, mas isso é um evento mais raro”, acrescenta o especialista.

Infecção influencia cor do sangue, que pode ficar rosa

A menstruação pode ficar diferente da cor habitual quando aparecem infecções vaginais, como o corrimento. “Se a mulher estiver com um corrimento esbranquiçado em grande quantidade, esse conteúdo vai se misturar ao sangue vermelho da menstruação e ela pode notar uma coloração um pouco mais rosada, além de um cheiro mais forte e desagradável”, explica João.

Menstruação GGG -  Georgia Grace Gibson -  Georgia Grace Gibson
Imagem: Georgia Grace Gibson
O sangue menstrual tem cheiro característico e não deve ter odor fétido, pois isso pode indicar alguma anormalidade, afirma Sérgio. Sua composição deve ser líquida e há casos em que alguns pedacinhos mais escuros ou claros podem aparecer na sua formação por causa do tecido do endométrio que está sendo eliminado junto com a menstruação. 

Mulheres que têm relações sexuais quando estão menstruadas devem ficar atentas às mudanças de tom. Os ginecologistas alertam que, caso o homem ejacule dentro da vagina, a tendência é que a cor do sangramento menstrual fique mais clara nas próximas horas devido à mistura do sêmen com o sangue. Depois a cor volta ao normal.

Como funciona a menstruação

Outro aspecto a ser considerado para não se confundir é em relação ao sangramento vaginal da gestação e o sangramento menstrual. Para isso, primeiramente, é importante entender como funciona a menstruação.

De acordo com o obstetra Sérgio, a menstruação é a descamação do endométrio, tecido que fica no interior do útero. Segundo ele, há uma sequência que deve ocorrer todos os meses no organismo da mulher: um estímulo hormonal promove o crescimento de um cisto no ovário que contém um óvulo. Esse óvulo fica à espera de um espermatozoide para que se juntem e formem um embrião. Caso a gravidez não ocorra, duas semanas após a ovulação haverá o sangramento menstrual, que pode durar de 3 a 7 dias.

“Quando a mulher está grávida e não sabe, ela começa a ter um pequeno sangramento e independente da cor, ela pode achar que está começando a menstruar, mas na verdade aquele sangue está relacionado à gravidez e não tem nada a ver com a menstruação”, afirma o obstetra João, que adverte: “em caso de dúvidas ou qualquer alteração, a mulher deve procurar o ginecologista”.