Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Alimentos integrais e exercícios diminuem o risco de câncer colorretal

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

12/09/2017 10h07

Ingerir grãos integrais diariamente como açúcar mascavo ou pão integral reduz o risco de câncer colorretal, de acordo com um novo relatório divulgado pelo AICR (Instituto Americano de Pesquisa em Câncer) e WCRF (Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer).

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Entretanto, o relatório também descobriu que consumir regularmente carnes processadas como salsicha, bacon e peito de peru aumenta o risco desse câncer. “O tumor maligno colorretal é um dos mais comuns, mas esse documento demonstra que muitas pessoas podem baixar o risco drasticamente”, diz Edward Giovannucci, autor do relatório e professor de nutrição e epidemiologia em Harvard. “As descobertas são robustas e claras: dieta e estilo de vida têm um papel importante na prevenção desse câncer.”

Além da alimentação, o relatório mostrou que há uma forte evidência que a atividade física também protege o corpo do câncer colorretal.

Os pesquisadores avaliaram estudos científicos do mundo todo que relacionavam a doença à dieta, ao peso e à atividade física. O relatório analisou 99 pesquisas, incluindo dados de 29 milhões de pessoas, das quais 250 mil foram diagnosticadas com câncer colorretal.

Outros fatores de riscos foram encontrados, como:

- Comer altas quantidades de carne vermelha (mais de 500 gramas por semana);
- Estar com sobrepeso ou ser obeso;
- Consumir duas ou mais bebidas alcoólicas por dia (30 gramas de álcool).

Carnes processadas - iStock - iStock
Consumir regularmente carnes processadas como salsicha, bacon e peito de peru aumenta o risco de câncer
Imagem: iStock

Consumir fibras e grãos e fazer atividades físicas diminuem o risco de câncer

O relatório concluiu que comer cerca de três porções (90 gramas) de alimentos integrais por dia reduz o risco do câncer colorretal em 17%.

Quanto à atividade física, as pessoas que são mais ativas têm menos risco de ter a doença do que as sedentárias. Nesse caso, o risco diminuído foi mais evidente no cólon e não no reto.

“As maneiras de se prevenir desse câncer são importantes para a saúde em geral. Fatores como manter um peso saudável, fazer exercícios com frequência, limitar o consumo de carne vermelha e processada e comer mais alimentos integrais e fibras baixam o risco substancialmente. Além disso, limitar o álcool e parar de fumar são auxílios extra”, diz Giovannucci.