Vida saudável

Banho quente, frio ou morno: qual é a melhor temperatura para o seu corpo?

iStock
Banho quente friou ou morno Imagem: iStock

Carolina Prado e Gabriela Guimarães

Colaboração para o UOL

13/09/2017 04h10

Você é daquelas pessoas que não dispensam uma chuveirada gelada no verão e uma água escaldante no inverno? Aí vai uma notícia dos especialistas: o banho morno, na verdade, é o melhor em qualquer estação do ano. Estamos falando da água em torno de 37ºC, que se assemelha a nossa temperatura corporal. Mas nem ele deve durar mais do que 10 minutos --melhor ainda se for 5 minutos-- para não ressecar a pele e economizar água. Dito isso, vamos aceitar que, tomados esporadicamente, banhos quentes e frios também têm benefícios, que você descobre a seguir:

Banho quente (acima de 38ºC)

iStock
Imagem: iStock

Relaxa os músculos
A temperatura quente do banho provoca vasodilatação. Ao ser ativada a circulação, chega mais oxigênio aos músculos, o que facilita o alívio de dores e tensão.

Combate o estresse
A parte emocional também pode ser beneficiada com um bom banho quente, já que ele auxilia na diminuição da ansiedade e do estresse. 

Diminui a obstrução nasal
Se você estiver com nariz entupido, o que é bastante comum em casos de rinite, sinusite, gripe ou resfriado, um banho quente pode ajudar, já que o ar quente e úmido, ao ser inalado, auxilia a abrir as cavidades nasais.

Elimina células mortas
Não à toa um dos procedimentos da limpeza de pele é direcionar vapor para a área a ser tratada. O calor estimula a abertura dos poros e eliminação de células mortas.

Por outro lado…
A pele resseca com a alta temperatura, podendo até mesmo desenvolver dermatites [inflamações cutâneas]. Nos cabelos, a oleosidade aumenta, predispondo à caspa.

Banho frio (abaixo de 29ºC)

iStock
Imagem: iStock

É bom para a pele e cabelos
A água fria mantém o manto hidrolipídico do corpo intacto, que é a camada invisível formada pelo suor e pelo sebo, cuja função é de proteger a pele e os cabelos --a temperatura entre 22ºC e 24 ºC é ideal para este fim. Uma chuveirada fria também contribui para fechar os poros da pele e cutículas do cabelo depois de limpos, garantindo uma barreira natural contra impurezas.

Ajuda na recuperação de doenças
Em temperaturas abaixo de 35ºC, os mecanismos celulares funcionam um pouco mais devagar. Por isso, uma chuveirada fria ajuda em casos como febre.

Revigora
A água fria faz a respiração ficar ofegante, levando mais oxigênio ao cérebro. Dessa forma, o organismo entende que precisa ficar mais atento.

Indicado para os atletas
A ducha gelada ainda auxilia quem pratica esportes intensamente, porque evita inflamação e tensão no corpo após o esforço.

Por outro lado...
É preciso tomar certos cuidados com o banho frio, para que ele não cause uma queda brusca de temperatura corporal, levando à hipotermia. Sugestão: inicie o banho com água morna e vá baixando a temperatura aos poucos, até chegar à temperatura fria.

Fontes: Camilla de Barros Borges, dermatologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Letícia Sousa, dermatologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo).
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
UOL Entretenimento
Topo