Topo

Corrida espacial: como os astronautas mantêm a forma fora da Terra

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

27/09/2017 10h49

Há duas semanas, Peggy Whitson finalmente pisou na superfície terrestre, após 288 dias no espaço. A astronauta americana de 57 anos detém os recordes feminino de mais tempo em órbita em um único voo e o maior tempo já passado no espaço. Ao longo de sua carreira, Peggy esteve 665 dias em órbita --algo que demanda um condicionamento físico avançado.

Para se ter uma ideia, a própria ISS (Estação Espacial Internacional) tem uma academia dentro de sua estrutura futurista. A NASA pede para que os astronautas façam de duas a quatro horas por dia de exercícios, para compensar os efeitos deteriorantes de estar longe de casa por tanto tempo. De acordo com o site "Men’s Health", em média, o astronauta perde uma média de 11 a 17% de sua força, 10% da resistência e mais de 7% da densidade óssea.

Esteira no espaço - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Para manter a forma, os astronautas têm uma esteira na nave
Imagem: Reprodução/Youtube

A ISS é equipada com três máquinas preparadas para entrarem em órbita: uma bicicleta ergonômica, uma esteira e um equipamento de levantamento de peso, todos desenvolvidos com adaptações para o espaço. Na esteira, por exemplo, os astronautas têm que usar um cinto, para não saírem voando pela cabine.

“Desde que adotaram essas mudanças, as tripulações estão voltando em melhor forma do espaço, eles se recuperam muito mais rápido”, disse Richard Scheuring, um médico da NASA, ao site “Engadget”.

Peggy levantando peso no espaço - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
A máquina de levantamento de peso é desenvolvida especialmente para locais com gravidade zero
Imagem: Reprodução/Youtube