Vida saudável

Adolescentes que treinam devem fazer suplementação? Médico explica

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Ingrid

Do UOL

29/09/2017 15h56

O culto ao corpo chegou à fase mais complicada da vida, mas é preciso tomar cuidado com deficiência e excessos na alimentação. Enquanto a falta de nutrientes pode levar a lesões que podem interferir no crescimento do jovem, o uso errôneo de suplementos pode causar sobrecarga nos órgãos, isso sem falar nos efeitos de algumas substâncias em adolescentes que ainda são desconhecidos pela medicina.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

“Ao invés de performance, os jovens estão treinando para mudar a aparência e usam de tudo para acelerar o processo: creatina, beta alanina, vitaminas, whey”, disse Guilherme Giorelli, médico especialista em nutrologia, em palestra no 21º Congresso Brasileiro de Nutrologia. Mas apesar do medo que circunda o tema, Giorelli afirma que, se usada de forma inteligente e com supervisão médica, a suplementação em jovens que praticam exercício é muito bem-vinda.

“O importante é entender a pirâmide de quem pratica esporte. Na base está a alimentação. É dela que virão todos os nutrientes essenciais. Depois vem a alimentação voltada para a atividade física e, por último, a suplementação”, disse o médico. “E a suplementação não deve ser vista com maus olhos. Ela nada mais é do que uma vitamina, um mineral ou aminoácido concentrado e que é usado para prevenir doenças ou melhorar a saúde.”

Segundo Giorelli, o sinal é verde para suplementos de proteína e carboidrato. A Academia Americana de Pediatria, no entanto, não recomenda o uso de ergogênicos (cafeína, creatina, bicarbonato, oxido nítrico e beta alanina) nessa idade. “Até hoje não foram estudados os efeitos da creatina em crianças, por exemplo, mesmo os cientistas sabendo que ela está ligada à explosão muscular em adultos”, diz. “Além disso, a cafeína está relaciona a problemas intestinais e o uso de bicarbonato e beta alanina em excesso a efeitos anestésicos.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
Estilo
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Blog Luiz Sperry
do UOL
BBC
BBC
BBC
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
Topo