Topo

Dieta restritiva deixa menino de 11 anos cego

JAMA Pediatrics Clinical Challenge
Imagem: JAMA Pediatrics Clinical Challenge

Do UOL

04/10/2017 13h20

Aquela história de que comer cenoura faz bem para os olhos não é mentira. Recentemente, um menino de 11 anos foi diagnosticado com cegueira devido à falta de vitamina A. O caso foi publicado no periódico JAMA (Journal of the American Medical Association).

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Após oito meses com piora progressiva na visão, cegueira noturna, olho seco e sensibilidade à luz, o pequeno canadense foi levado ao hospital, onde descobriu que tinha deficiência de vitamina A.

O menino sofria de eczema e múltiplas alergias alimentares, fazendo com que sua dieta fosse bastante restritiva. “Ele basicamente se alimentava de batata, porco, cordeiro, maçã, pepino e cereal matinal”, escreveram os médicos no artigo.

Nenhum desses alimentos é particularmente rico em vitamina A, que é muito importante para a visão. As células fotorreceptoras de nossos olhos contam com esse micronutriente para detectar a luz. Além disso, essa vitamina também mantém a córnea úmida e protegida.

Menino cego JAMA - JAMA Pediatrics Clinical Challenge - JAMA Pediatrics Clinical Challenge
Os olhos do paciente estavam extremamente secos e tinham partes queratinizadas, um típico sintoma de deficiência de vitamina A
Imagem: JAMA Pediatrics Clinical Challenge

Para tratar o garoto, os médicos administraram três superdoses de vitamina A. Após seis semanas, sua visão melhorou um pouco e a secura desapareceu. Entretanto, ele ainda é considerado cego e talvez nunca se cure.

“A perda da visão associada à deficiência de vitamina A pode ser reversível; entretanto, em casos com atrofia ocular, como aconteceu com esse paciente, o grau de cegueira costuma ser permanente”, disseram os médicos.

“Esse paciente ilustra a importância de considerar as deficiências de micronutrientes, particularmente em pessoas com uma dieta em que as fontes alimentares não são evidentes, como em crianças com dietas restritivas.”

Esse tipo de vitamina é encontrado em alimentos como fígado, rim, ovos, vegetais de folhas escuras, batata-doce e cenoura.