Vida saudável

Juntar as escovas de dentes pode ser romântico, mas nada higiênico

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Ingrid

Do UOL

04/10/2017 10h41

Quando alguém casa, é comum dividir as contas, o edredom e as tarefas domésticas. Mas algumas coisas precisam se manter separadas, principalmente as escovas de dentes.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

“As bactérias de uma escova podem ser transmitidas para outra, se elas estiverem muito próximas, da mesma maneira que por meio do beijo ou do compartilhamento de copos”, diz o odontologista Luis Calicchio,sócio-diretor da Made Me A, clínica de odontologia estética do Grupo Ateliê Oral.

Segundo ele, a lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande: periodontite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia. O problema, aparentemente simples, também pode agravar e causar doenças graves como cardiopatias e pneumonias.

Outra preocupação dos médicos é o local onde as escovas são guardadas. Por ficarem muito próximas ao vaso sanitário, elas podem receber coliformes fecais que vêm com os respingos da descarga. "O banheiro é um local muito contaminado, recomenda-se que a escova fique o mais distante possível do vaso", explica Helenice Biancalana, professora de odontopediatria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. “As descargas liberam diferentes tipos de bactérias e coliformes fecais que podem atingir até 6 metros de altura e permanecer por horas circulando no ambiente.”

iStock
As escovas devem ser trocadas a cada três meses ou quando as cerdas deformarem Imagem: iStock

Escovas devem ser guardadas em locais secos e arejados

Para não se tornarem “vilãs”, as escovas de dente devem ser guardadas em armários ou gavetas com divisórias, porém é importante que o armário seja grande e arejado, e que seja limpo com regularidade e mantido seco. Segundo Calicchio, é importante evitar ambientes abafados ou úmidos e proteger a escova da contaminação do banheiro e aos insetos.

Para manter a escova limpa, ao finalizar a escovação, lave bem o objeto com água corrente e remova totalmente os restos de alimentos e creme dental que podem ficar nos espaços entre as cerdas. Seque-a batendo de leve no cabo, mas evite enxugar a escova em toalha ou papel.

Então, guarde o objeto na vertical, com a cabeça para cima, em local preferencialmente ventilado, para prevenir formação de fungos que surgem com a umidade, explica Biancalana.

Dicas práticas para evitar a contaminação:

1. Lavar a escova: depois de usá-la, lave-a com água corrente.

2. Limpeza mais profunda: pelo menos uma vez por semana mergulhe a área das cerdas em um antisséptico bucal por 10 minutos.

3. Ao dar descarga, feche a tampa do vaso sanitário: apertar a descarga com a tampa aberta espalha partículas que se fixam nos objetos expostos. Mantenha a tampa sempre fechada quando não estiver em uso.

4. Não use as toalhas de rosto e papel higiênico para secar as cerdas: esses materiais ficam muito expostos e podem estar infectados.

5. Evite capinhas de plástico: não use escovas que são dobráveis e evite guardar o objeto dentro de capinhas de plástico. Esses materiais funcionam como uma estufa e são um convite à proliferação de bactérias.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
Estilo
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Blog Luiz Sperry
do UOL
BBC
BBC
BBC
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
Topo