Topo

Novo app do Vigilantes do Peso é lançado e dispensa reuniões semanais

Divulgação
Imagem: Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL

07/10/2017 04h15

Em 2010, a coordenadora de eventos Adriana Georgiane Santos Gallo, 43, teve uma depressão e engordou muito. A balança marcava 80 quilos e seu peso ideal era 65. Ela conheceu o Vigilantes do Peso no trabalho e aderiu ao método por conseguir conter sua compulsão sem medicamentos. Ao todo, ela emagreceu 22 quilos em oito meses.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Adriana chegou a manter o peso até 2013, quando abandonou a reeducação, e voltou a engordar novamente. Ela estava com 93 quilos quando resolveu buscar o Vigilantes novamente. E, recentemente, em vez de aderir ao programa presencial, optou pelo VP Online. Nesse novo programa, as tradicionais reuniões são substituídas por uma rede social chamada Connect.

Rodrigo Strickland, diretor-geral do Vigilantes do Peso no Brasil, garante que o método segue efetivo, mesmo sem os encontros presenciais. “Não é fácil replicar o ambiente de apoio do grupo no digital, mas essa rede social tem o objetivo de promover a identificação, que é o maior patrimônio das reuniões. E nesse pouco tempo de experiência [o programa foi lançado no dia 11 de setembro] nós reparamos que isso acontece. As pessoas trocam palavra de incentivo e apoio 24 horas por dia, quase que instantaneamente”, fala Strickland.

A falta de tempo para comparecer às reuniões foi o que fez com que Adriana aderisse a esse plano. “Moro em Mauá e teria que ir para Santo André toda semana para as reuniões e eu tinha preguiça, além de não estar com muito tempo disponível. Apesar de não ter a reunião presencial, não me sinto sozinha. Outro dia fiz uma conta errada do açúcar mascavo e todo mundo me avisou na hora. Não precisei esperar uma semana para tirar dúvida com a orientadora, como era antes”, fala.

Ainda que a interação entre membros do Vigilantes do Peso domine a plataforma, a figura das orientadoras existe no aplicativo e elas tiram dúvidas de segunda a sábado em horário comercial na plataforma digital.

Por não ser presencial, no VP Online, o próprio usuário precisa se pesar semanalmente e o aplicativo também conta com alguns recursos para facilitar o monitoramento de atividade física e dos alimentos ingeridos. “O material entregue também é totalmente digital e não tem aquele formato didático dos livros entregues nas reuniões. É um conteúdo mais interativo”, destaca Strickland.

O programa online custa a partir de R$ 49,90 por mês no plano semestral e, para aderir, é preciso se cadastrar no site www.vigilantesdopeso.com.br.