Topo

Não é tão simples homem trans engravidar como aconteceu com Ivan na novela

Ivan (Carol Duarte) revela para a família que está grávido - Reprodução/GShow/A Força do Querer
Ivan (Carol Duarte) revela para a família que está grávido Imagem: Reprodução/GShow/A Força do Querer

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 15h55

Ivan, personagem da atriz Carol Duarte na novela "A Força do Querer", levou um susto ao descobrir que estava "grávido", mesmo já tendo iniciado o processo de transição de gênero. Tudo aconteceu na época em que teve um relacionamento com Cláudio (Gabriel Stauffer), quando ainda se apresentava como Ivana.

Alexandre Saadeh, que é coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero do IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, explica que, quando a mulher está no processo de transição de gênero, é mais difícil e até improvável que consiga engravidar acidentalmente. Tudo por culpa dos hormônios que são tomados durante o processo.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

"O feto corre alguns riscos sendo exposto a uma dose excepcional de testosterona, podendo até causar um aborto, por exemplo. Assim, seria quase impossível engravidar acidentalmente fazendo uso desse hormônio", diz o especialista. A testosterona é encontrada tanto em homens quanto em mulheres, porém, está em quantidades bem maiores no corpo masculino.

Ela é o principal hormônio e fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como testículos e próstata, além de atuar no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e no crescimento de pelos no corpo.

Planejar é preciso

Ivan é transexual gay interpretado por Carol Duarte - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Ivan é interpretado por Carol Duarte
Imagem: Foto: Divulgação

Antes e durante a gravidez, o homem trans precisa parar de usar hormônios masculinos por pelo menos alguns meses. O intuito é que a pessoa volte a ter um equilíbrio hormonal feminino, justamente para conseguir ovular, e esse óvulo ser fecundado e nidar no epitélio uterino, finalmente gerando um feto e uma gravidez.

De acordo com Saadeh, o que foi modificado com uso de hormônios masculinos não irá se perder durante a gestação --como os pelos da barba, por exemplo. Além disso, se o homem trans tiver optado por manter as mamas, ele pode até amamentar a criança. "No entanto, muitos engravidam, mas preferem não fazer isso", observa.

Caso opte por dar de mamar para o bebê, o homem trans ainda vai continuar não menstruando durante esse período. "Mas, se não quiser, pode ser que tenha um ou dois ciclos menstruais, tudo dependendo de seu metabolismo e de quando reintroduzirá os hormônios masculinos", explica o especialista.

Sem fazer julgamentos precipitados, os especialistas sempre tentam entender o que leva um homem trans a querer engravidar. Muitos, por amarem suas parceiras, que por motivos vários se tornaram inférteis; outros por quererem ter filhos geneticamente compatíveis com eles, uma continuidade; outros, por motivos muito pessoais. "Portanto, não é comum, mas possível um homem trans que está em plena transição querer engravidar", diz Saadeh.