Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estilo de vida atual tem causado enfraquecimento dos dentes; entenda motivo

iStock
Imagem: iStock

Carol Salles

Colaboração para o UOL

05/11/2017 04h00

Enquanto nossos antepassados distantes usavam os dentes para rasgar e macerar alimentos crus, naturalmente firmes, a dieta contemporânea privilegia os processados, macios e cheios de aditivos, como açúcares, corantes e conservantes. O problema é que isso contribui para enfraquecer os dentes. “Hoje, alimentar-se exige muito pouco esforço mastigatório. Isso gera impactos negativos no desenvolvimento dos dentes, na formação da arcada dentária e até no aumento de cáries e placas bacterianas”, diz o cirurgião-dentista Airton Alves Nóbrega, coordenador do curso de pós-graduação em dentística da FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), em São Paulo.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

No caso das cáries e placas, os maiores culpados são dois tipos de alimentos, os adesivos e os ácidos. Os primeiros grudam na superfície do dente e servem de alimento para as bactérias que as causam. São, basicamente, aqueles ricos em açúcares, como chocolates, balas, bolachas e doces em geral. Já os principais representantes da segunda categoria são os refrigerantes à base de cola. Eles favorecem o desgaste do dente, num processo chamado de erosão ácida. “Frutas cítricas, em geral, também estão incluídas nesse grupo. No entanto, causam menos danos aos dentes, pois não contêm conservantes, estabilizantes, açúcares processados, etc.”, explica Jordan Lima da Silva, cirurgião-dentista e vice-presidente da regional Jaú da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).

Dentes do siso - iStock - iStock
Quanto mais a alimentação se torna amolecida, menos o siso é necessário
Imagem: iStock

Sem dente do siso

Outro exemplo de como a evolução modificou a arcada é a cada vez mais comum falta de espaço para o nascimento do dente do siso. Trata-se de um dente molar, no fundo da boca, que macera e amacia o alimento antes de o engolirmos. Só que, quanto mais a alimentação torna-se amolecida, menos ele é necessário.

Há casos em que esse dente fica completamente escondido sob a gengiva, muitas vezes na horizontal. “Também pode acontecer de ele emergir parcialmente, nascendo apenas uma pontinha. Isso pode resultar num problema de grandes proporções, já que não haverá condições para uma higiene ideal”, diz Airton. Ainda assim, sua extração só deve ser feita em caso de dor, infecções repetidas, presença de cistos ou tumores, gengivite ou cárie profunda.

Dor de dente - iStock - iStock
O bruxismo causa desgaste dos dentes, problemas de mastigação, enxaqueca, insônia e até fraturas na raiz
Imagem: iStock

Estresse

A má alimentação não é a única vilã dos dentes --a correria e as cobranças típicas da vida moderna também causam danos. O bruxismo é uma disfunção da articulação temporomandibular que se caracteriza pelo ranger e apertar dos dentes, especialmente durante o sono, de maneira involuntária, causada por estresse e ansiedade extremos.

O bruxismo causa o desgaste dos dentes e também pode levar a problemas de mastigação, enxaqueca, insônia e até fraturas na raiz. “Como a dor não é sentida no dente, mas no pescoço, cabeça ou até nas costas, geralmente as pessoas demoram a procurar um dentista. Mas o tratamento deve ser multidisciplinar e envolver até psicólogo, para lidar com as causas. A toxina botulínica relaxa a musculatura e tira o estado crítico da dor, e a placa miorelaxante protege contra o desgaste e ajuda a aliviar a pressão sob as articulações e musculatura da mandíbula”, finaliza Jordan.