Topo

Você não para de tomar chá verde? Excesso pode afetar sua fertilidade

iStock/VivaBem
Imagem: iStock/VivaBem

Do UOL, em São Paulo

20/11/2017 14h04

Chá verde é gostoso e traz consigo a boa fama de ajudar a emagrecer, dar energia, frear o envelhecimento e melhorar a memória. Você só não deve abusar na dose. Um estudo publicado no Journal of Functional Food mostrou que tomar muitas xícaras de chá pode mexer com a sua fertilidade (tanto dos homens quanto das mulheres).

Para chegar à (triste) conclusão, os pesquisadores deixaram 48 moscas de uma espécie conhecida por gostar de frutas ingerirem diferentes doses de polifenóis, que nada mais são do que substâncias antioxidantes encontradas na bebida.

Os cientistas deram a seis moscas de cada sexo quatro quantidades diferentes de polifenóis: zero, dois e meio, cinco e 10 miligramas. Depois, analisaram os órgãos reprodutivos e também seus níveis de água, lipídios e proteínas, para testar a toxicidade.

O resultado foi que as moscas que ingeriram maiores quantidades das substâncias presentes no chá verde tiveram a fertilidade reduzida. Além disso, os insetos que nasceram da reprodução de pais cheios de polifenóis demoraram mais para se desenvolver, ficaram menores e tiveram anormalidades genitais --as do sexo masculino apresentavam atrofia testicular, e as fêmeas exibiram ovários menores.

A pesquisa alerta para os possíveis efeitos do chá, mas não precisa jogar todo seu estoque da bebida fora. Como prevenção, basta tomar em quantidades razoáveis. O estudo foi feito em moscas-da-fruta, que mesmo sendo consideradas um excelente modelo de sistema para avaliação das toxicidades medicamentosas, estão longe de ser humanas.