Apartamentos grandes

Reforma negociada deu cara nova a apê alugado e não pesou no bolso

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, em São Paulo

A ideia de que em imóvel alugado não se mexe é muito limitada. Existem várias possibilidades de reforma que, em parceria com o proprietário, podem dar certo e não pesar no bolso do morador ou do senhorio. O projeto que o arquiteto André Dias Dantas, do escritório AUM Arquitetos, desenvolveu para seu próprio apartamento alugado na capital paulista é um bom exemplo disso.

O imóvel mede 180 m² e foram os ambientes sociais os que mais sofreram intervenções. Os antigos e degradados caixilhos de ferro das janelas foram tocados por perfis de alumínio e tal negociação passou por uma questão nevrálgica: a valorização do imóvel para o dono. Além disso, todo o piso de tacos foi lixado e devidamente resinado. As melhorias foram negociadas e um desconto mensal de 10% no valor do aluguel, por um ano, concedido ao morador.

Mais mudanças

O arquiteto dividiu a sala em três ambientes: 'home theater', estar e jantar. Uma grande estante incorporou os pilares e a uma viga que atravessa todo o espaço. Este conjunto forma um pórtico útil para a setorização das atividades. O apartamento também conta com hall de elevador individual que foi incorporado aos espaços sociais por meio do piso de madeira.

Alguns pontos de elétrica precisaram ser alterados para que o novo projeto luminotécnico funcionasse. O arquiteto optou por um conjunto de luminárias, tanto fixas quanto móveis, com focos difusos. "Não há porque termos ofuscamento, o apartamento possui grandes aberturas e a iluminação indireta cria cenas agradáveis", explica. A sala da TV ganhou calha no teto e um exemplar de piso. Já os espaços de estar e jantar dividem o pendente e quatro pontos de LEDs embutidos no forro.

A escolha justa do mobiliário privilegia peças com 'design' bem resolvido e os tons e texturas da madeira. Uma boa parte dos móveis é assinada pelo designer Fernando Jaeger, como o conjunto de mesa e cadeiras de jantar e o bufê voltado para as poltronas Paulistano, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Além disso, o projeto dispôs de bancos metálicos, um ao longo da parede da sala de TV e outro acompanhando a mesa de jantar. Como complemento, os ambientes são pontuados com cores em detalhes, quadros e fotografias.

Ficha técnica

Apê Peixoto, São paulo (SP)

Projeto de AUM Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 180 m²
  • Início do Projeto Outubro/ 2014
  • Conclusão da Obra Dezembro/ 2014
  • Projeto AUM Arquitetos
  • Equipe André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino e Renato Dalla Marta
  • Colaboradores Aline Pinheiro, Ana Claudia Schad, Fabiana Kalaigian, Maíra Baltrusch, Rafhael Rosa e Victor Vernaglia
  • Projeto de Arquitetura AUM Arquitetos (reforma)
  • Projeto de Decoração AUM Arquitetos
  • Projeto de Instalações Elétricas Ronaldo Viveres
  • Projeto Luminotécnico AUM Arquitetos
Topo