Topo

"Não confie em foto": youtuber mostra diferença entre corpo real e imagem

Ellora costuma publicar vídeos nos quais fala sobre empoderamento feminino e desconstrução de   - Thaísa Marin
Ellora costuma publicar vídeos nos quais fala sobre empoderamento feminino e desconstrução de Imagem: Thaísa Marin

Natacha Cortêz

Do UOL, em São Paulo

01/01/2018 17h25

Ellora Haonne é conhecida por publicar vídeos falando sobre autoestima em seu canal no YouTube.

Recentemente, ela colocou luz sobre um assunto polêmico: a diferença entre realidade e imagem nas publicações de influenciadores digitais. No vídeo intitulado "Tour pelo meu corpo: Expectativas VS Realidade", Ellora tenta deixar claro como ângulo, luz, postura corporal, roupa, maquiagem e aplicativos de filtros alteram, e muito, a imagem de alguém em uma foto. “A gente vive se comparando com esses corpos perfeitos da internet, mas posso garantir que eles não são como nas fotos”, diz no vídeo.

E então, Ellora usa as próprias fotos para mostrar o contraste entre o que se vê em uma imagem e o que se vê em um vídeo sem filtros ou ferramentas de manipulação. Espinhas, celulite, manchas na pele,  postura curvilínea, barriga saliente e cores diversas começam a aparecer conforme ela vai se despindo dos recursos.

Leia também

Até o fechamento deste texto, o vídeo tinha sido assistido mais de 500 mil vezes. "Fiz um tour pelo meu corpo para mostrar porque não devemos nos comparar com fotos da internet. Mesmo sem nenhum tipo de edição ou alteração na imagem, meu corpo já fica muito diferente da realidade. Sim, eu amo sensualizar, mas não sou assim o tempo todo. E tá tudo bem!", escreveu no Instagram.

Quando o assunto é autoimagem deturpada, a youtuber sabe do que está falando. Ellora já sofreu com distúrbios alimentares - bulimia, no caso - e por isso insiste em desmitificar questões sobre o corpo, especialmente dos corpos das mulheres. A intenção dela é falar sobre empoderamento de forma leve, porém certeira. Sendo assim, honestidade importa e costuma funcionar. A repercussão, tanto do vídeo quanto do post no Instagram, foi positiva e grandiosa. A maioria dos comentários ali são de agradecimento a ela pela coragem de se mostrar como é de verdade.