Topo

BB cream é melhor que base para deixar a pele mais bonita? Nem sempre

iStock
Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/11/2017 04h00

Muitas pessoas substituem a base pelo BB cream com a ideia de que a primeira opção é habitualmente a mais pesada e a segunda, sempre benéfica e perfeita para qualquer ocasião. A verdade é que qualquer um dos dois precisa se adaptar ao tipo de pele -- ou seja, não existe vilão nem mocinho. Então como escolher? Veja essas dicas valiosas:

BB cream pode dar espinhas em peles oleosas

"O BB cream tem poder hidratante muito maior do que a base. Em relação a ser universal, na teoria ele é! Mas não indico para peles extremamente oleosas, por ter certeza que a pessoa terá problemas com espinhas", afirma Elton Thadeu, make-up artist do Studio Tez, de São Paulo.

Para a make durar até o fim da festa, prefira base

Elton reforça também que o BB não responde bem a maquiagens de longa duração: “Para quem precisa que a maquiagem dure, esse não é o produto ideal”.

Veja também

BB cream só substitui protetor solar se tiver pelo menos FPS 30

A dermatologista Valéria Marcondes explica que o BB cream pode substituir o protetor solar no rosto se tiver FPS a partir de 30 e proteção UVA/UVB. "Se não vier com essas características, não abandone seu filtro." A médica dá outros alertas: "No rótulo sempre verifique se o produto é hipoalergênico e não comedogênico, ou seja, não obstrui os poros, nem leva à formação de cravos”, completa.

Escolha de acordo com a cobertura de que você precisa

"Assim como existem diversos tipos de bases, com acabamentos, texturas e ampla variedade de cores, os BB creams também têm variações, porém em menor escala. Mas o objetivo principal dele é hidratar e proteger a pele. Vale lembrar que se você procura por alta cobertura, a melhor opção é a base, já que os BB têm cobertura mais suave,” diz Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem do Jacques Janine, de São Paulo.

Não existe fórmula mágica

“As consumidoras precisam ter em mente na hora de comprar o BB cream é que, apesar das suas muitas funcionalidades, ele não faz milagres, sendo importante cuidar da pele sempre. Ou seja, hidratar, limpar e tonificar”, afirma Chloé. Essa é a mesma opinião da dermatologista Valéria. "Não acredite que um só produto irá fazer milagres, trazendo resultados imediatos. Se satisfaça com resultados honestos, como pele mais lisa, com mais tonicidade e brilho", pondera.

Teste antes de comprar

Para o maquiador Felipe Ramirez, antes de comprar qualquer produto, além da ida ao dermatologista, é legal testar: "Os testers das lojas estão lá pra isso. Você prova, observa a cor e o acabamento -- se a pele fica iluminada ou mais matte -- e como o produto se comporta ao longo do dia. Um dia com o produto já torna possível notar todas essas variantes", aconselha. Esse processo também é defendido por Chloé, que ainda faz um alerta importante: “É comum que alguns produtos importados não se adequem aos tons ou condições climáticas do nosso país. Testar o tom e textura no rosto é o principal passo antes da compra”.