Topo

Gel, mousse ou spray: saiba qual filtro solar é o ideal para sua pele

iStock
Imagem: iStock

Jessica Arruda

Colaboração para o UOL

12/01/2018 04h00

Aquele protetor solar de aspecto esbranquiçado e difícil de passar na pele virou coisa do passado. Hoje, é possível encontrar nas prateleiras versões em gel, mousse, spray, sérum e muitas outras evoluções. Os filtros ficaram mais leves, com absorção mais rápida e maior eficiência na proteção contra os raios nocivos do sol. E com tantas opções, como saber qual é a melhor para cada tipo de pele?

A dermatologista Valeria Stagi Mansur explica que as peles oleosas pedem um protetor oil free, de textura menos pegajosa. Para pele mista, a recomendação é apostar em opções fluidas, como as mousse. Já nas secas, é melhor usar as versões em creme.

Veja também

Para não errar, é importante saber que quanto mais espesso o produto, maior sua aderência e proteção física. As opções leves, em sérum ou gel, têm a vantagem da absorção rápida, ou seja, não é preciso esperar muito tempo até secar. “Os filtros em creme, mousse ou aqueles mais hidratantes são absorvidos mais lentamente”, afirma a especialista.

Protetores modernos

Não foram só as texturas dos filtros que mudaram: versões modernas unem proteção solar a outros benefícios, como ação hidratante, antioxidante, com cor de base, repelente e até itens que estimulam a produção de colágeno na pele.

“Estes protetores que são associados a repelentes ou aqueles com tecnologia de aumentar a proteção quando em contato com água e suor são efetivos, mas devem ser reaplicados a cada duas horas, cada vez que entrar ou sair da água ou quando se secar com a toalha”, assegura.