Topo

Não vê cor? Blogueira faz vídeo criativo para discutir preconceito racial

Jackie Aina fez um tutorial diferente de make, para ensinar sobre preconceito - Reprodução/Youtube
Jackie Aina fez um tutorial diferente de make, para ensinar sobre preconceito Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL

26/01/2018 20h27

Jackie  Aina faz vídeos sobre beleza há quase dez anos e já acumula mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Cansada de ouvir reclamações de que falava muito sobre racismo e da falta de produtos para pele negra, ela decidiu mostrar literalmente que o argumento "não enxergo cores" --- usado por outros para se dizerem sem preconceito -- não fazia o menor sentido.

A americana de ascendência nigeriana fez, então, um criativo tutorial de maquiagem, mas em preto e branco. A sequência obviamente fica confusa, já que ao mostrar os produtos usados, como todos os tutoriais fazem, não é possível identificar o tom de nada.

Veja também

Ela segue todo o passo a passo de uma maquiagem comum até revelar qual o propósito desse tutorial. Sai o filtro preto e branco e, então, a revelação: uma maquiagem sem o menor sentido, com cores bizarras. "Quando você diz coisas como 'não vejo cores', é isso que você acaba parecendo: bobo pra caramba".

Resultado da maquiagem para quem "não enxerga cores diferentes" - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Resultado da maquiagem para quem "não enxerga cores diferentes"
Imagem: Reprodução/Youtube

Ela continua explicando seu ponto de vista e diz que, se sair assim na rua, as pessoas acharão que ela não tem experiência com maquiagem. "O mesmo pode ser dito por pessoas que dizem 'não vejo cor' ou que isso (racismo) não deve ser discutido. Elas não têm experiência com isso".

A maquiadora diz que compreende casos em que pessoas vivem e interagem apenas com uma cultura específica, em uma cidade pequena. "Aí está fora de seu controle. Meu problema é quando as pessoas querem ignorar tudo. Por que ignorar todo esse tom de chocolate? Os policiais não ignoram a cor da minha pele", provoca.

"Esperar que eu apenas aja como se não fosse negra é tão irreal quanto você entrar em uma (loja) Sephora, pegar qualquer cor de base e esperar que ela funcione. Não é assim que funciona", compara Jackie.

O vídeo de Jackie, publicado há apenas dois dias, viralizou e já foi visto mais de 660 mil vezes. A publicação foi um sucesso e recebeu mais de 96 mil curtidas no canal de Jackie.

 

Uma publicação compartilhada por Jackie Aina (@jackieaina)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em