Topo

Aprenda a organizar os potes de cozinha, este "Tetris" da vida adulta

Dê um jeito na bagunça dos potes de plástico na cozinha - Getty Images
Dê um jeito na bagunça dos potes de plástico na cozinha Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração para o UOL

29/01/2018 04h00

Você fecha a porta do armário da cozinha correndo, antes que caia tudo na sua cabeça? Ou perde preciosos minutos procurando uma tampa que sirva naquele pote que gostaria de usar? Veja como mudar isso já:

Nada de comprar um mar de potes

Eles são úteis, mas não é preciso ter dezenas deles. Antes de gastar dinheiro, leve em conta o espaço que tem para armazenar. O recomendado para quatro pessoas é ter de 10 a 15 potes do mesmo formato.

Veja também

Desapegue dos quebrados

Se comprar um conjunto novo de potes, jogue o antigo fora. Os trincados, quebrados, sem tampa, manchados, com cheiro ruim e com alteração de cor devem ir para o lixo reciclável. Se os sem tampa estiverem em bom estado, mantenha-os se tiver certeza de que terão utilidade -- por exemplo, para misturar ingredientes antes de cozinhar.

Coloque ordem na bagunça

Escolha um local para guardá-los. Não precisa ser só o armário: valem gavetões, prateleiras e até caixas, desde que limpas. Separe os potes por tamanho e formato. A vantagem dos conjuntos é que costumam se encaixar um no outro. Modelos retangulares e quadrados são melhores, porque aproveitam os cantos. 

Potes de plástico - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Organize as tampas

Guardar os potes fechados é ruim, porque ficam com cheiro. As tampas podem ser organizadas ao lado ou embaixo de cada vasilha. Se preferir, crie uma divisória na gaveta separada para as tampas ou um cestinho só para elas, que pode ser colocado ao lado dos potes.

Compre itens de boa qualidade

Não caia na tentação de levar só porque tem a tampa divertida ou porque estava superbarato. Comprar potes de boa qualidade evitará que você tenha de trocá-los com muita frequência. De plástico, prefira os livres de BPA, composto químico que pode ser prejudicial à saúde. Os transparentes são bons para enxergar o que há dentro. De vidro também são boa opção, porque não mancham nem ficam com cheiro, embora exijam mais cuidado no manuseio.

Não colecione descartáveis

Por mais tentador que possa ser, se você já tem quantidade suficiente de potes na cozinha, não guarde embalagens de sorvete ou margarina. Elas só vão fazer volume no seu armário. Se fizer muita questão, mantenha um ou dois, para o caso de mandar comida para alguém, sem ter de se preocupar com a devolução do pote.

Fontes: Laura Maciel, personal organizer; Valéria Abitte, personal organizer.