Luxo

Casa mineira tem atmosfera acolhedora e sofisticada e ambientes integrados

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

11/11/2016 13h55

Quando projetou os interiores desta casa em um condomínio fechado na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), a arquiteta Estela Netto tinha objetivos muito claros: manter um visual impactante e sofisticado, em sintonia com a arquitetura projetada por Myrna Porcaro. Também era necessário garantir uma atmosfera acolhedora, a pedido dos moradores, e a valorização dos pontos fortes da construção de linhas retas, como a fluidez entre os ambientes com poucas divisórias.

Escolhas estratégicas

A solução encontrada por Estela foi inserir materiais que emprestassem calor à decoração, como os estofados de camurça e o mármore marrom imperial, que reveste uma parede no living, do piso ao teto. A arquiteta conta que o material foi cuidadosamente escolhido porque, além de ser sofisticado, equilibra a frieza do piso trazida pelo mármore branco.

Luxuosa, a ala social chama a atenção por sua grandiosidade: pé-direito duplo chega a 6,5 metros e parte dos fechamentos é executada com panos de vidro que deixam à vista um jardim vertical, bem como o paisagismo da área externa. "O verde ajuda a compor a decoração, adicionando uma sensação de acolhimento que só a natureza é capaz de proporcionar", explica Estela.

Luxo e contemporaneidade

Os quase 1.200 m² da residência se distribuem por dois andares e uma edícula que abriga o espaço gourmet. No piso térreo está a área social e no pavimento superior ficam as suítes e uma sala de TV. A galeria no andar de cima, protegida por guarda-corpos de vidro, dá acesso ao setor íntimo da casa e pode ser vista do living.

Por toda a casa, o mobiliário é o de linhas atemporais e elegantes e a paleta tem cores neutras que variam do "off-white" ao cinza e ao bege. Detalhes exclusivos dão ainda mais requinte ao projeto, como as luminárias de cristal que se destacam no hall, na sala de jantar e no quarto da filha. A iluminação, aliás, teve papel importante na busca por uma atmosfera intimista e sofisticada, permitindo aos usuários criar variadas cenas.

Para uma família que gosta de receber visitas, a área de lazer foi trabalhada com atenção aos detalhes e um ar mais descontraído. Ali, a madeira é a vedete e o destaque é o forro que reveste as varandas e é visto, também, na ampla mesa de jantar com capacidade para reunir até dez pessoas.

Ficha técnica

Residência Hibiscos, Contagem (MG)

Projeto de Myrna Porcaro (arquitetura) e Estela Netto (interiores)

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 2.250 m²
  • Área Construída 1.200 m²
  • Início do Projeto abr.2014
  • Conclusão da Obra mai.2015
  • Projeto Myrna Porcaro e Estela Netto
  • Projeto de Arquitetura Myrna Porcaro
  • Projeto de Decoração Estela Netto
  • Projeto Luminotécnico Ever Light e Abatjour de Arte
BBC
do UOL
Empreendedorismo - do UOL
UOL Economia
do UOL
UOL Economia - Álbuns
Companhia de Viagem
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
BBC
Bloomberg
UOL Economia
UOL Notícias
do UOL
Redação
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
Projetos
Projetos
do UOL
RedeTV! Entretenimento
UOL Economia - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
Topo