Topo

Meghan Markle será princesa após casamento com o príncipe Harry?

Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam seu noivado nos jardins do palácio de Kensington - Getty Images
Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam seu noivado nos jardins do palácio de Kensington Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

27/11/2017 15h37

Desde o anúncio do noivado entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle na manhã desta segunda, 27, paira uma dúvida sobre o Reino Unido (e a internet): será Meghan Markle princesa após o casamento com o neto da rainha? 

Veja também

Sim. E não. Explicamos: assim como Kate Middleton que, na certidão de nascimento do príncipe George consta como "princesa do Reino Unido", esta deverá ser a função oficial de Meghan. Isto quer dizer que ela poderá ser chamada de "Sua Alteza Real Princesa Henry de Gales", uma espécie de versão da realeza do que seria assumir o sobrenome do marido. 

Mas o título de Meghan não será princesa. De acordo com o protocolo real, príncipes e princesas devem ter nascido herdeiros do trono — motivo pelo qual Kate não é princesa, mas seus filhos são. No entanto, é muito esperado que a rainha dê, como presente de casamento, um novo título ao neto e sua noiva. Então, da mesma maneira como William e Kate se tornaram duque e duquesa de Cambridge em 2011, é possível que Harry e Meghan recebam um ducado em 2018.

Vago na família real desde 1843, o ducado de Sussex é o mais cogitado pela imprensa especializada no Reino Unido para o casal. O genealogista Charles Kidd, editor do Debrett's Peerage & Baronetage, uma publicação que trata exatamente dos títulos britânicos, afirmou à Press Association que é muito provável que este seja o novo título de Harry. "Há poucos disponíveis. O duque de Sussex é o mais concorrido, sem nenhuma dúvida". 

Ele ainda explicou que outros ducados disponíveis, como o de Clarence, têm um legado de má sorte que a rainha não gostaria de passar adiante. O último duque de Clarence era suspeito de ser o verdadeiro Jack, o Estripador.

O futuro dos filhos do casal

Meghan é cidadã americana, o que tecnicamente tornaria necessário que ela tivesse cinco anos de residência no Reino Unido para ser considerada para a cidadania britânica. Sem cidadania, ela não pode receber um título na família real.

Se será feita uma exceção pelo governo britânico para o caso de Meghan, ainda não se sabe. Mas, caso Meghan não receba um título ou uma cidadania nos primeiros cinco anos de seu casamento com Harry, uma situação inusitada e interessante pode acontecer a quaisquer filhos que ela tenha neste período: a criança teria dupla cidadania.

E, se por qualquer motivo, este filho se tornasse rei ou rainha, seria o primeiro monarca da história que também é cidadão nos Estados Unidos, ex-colônia britânica.

A linha de sucessão

O herdeiro do trono do Reino Unido — e, portanto, primeiro na linha sucessória — é o príncipe Charles, filho mais velho da rainha. Em seguida, está o príncipe William, filho mais velho dele e irmão de Harry. À frente do noivo, no entanto, já estão o príncipe George, a princesa Charlotte e o filho ainda não nascido do duque e da duquesa de Cambridge.

Só então vem Harry e, depois dele, os filhos que tiver com Meghan Markle. Eles serão seguidos pelo Duque de York, príncipe Andrew (irmão mais novo do príncipe Charles) e suas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie.