Comportamento

Após denúncia de escritora, mulheres relatam medo e assédio de motoristas

Reprodução/Facebook
Campanha criada por Clara Averbuck estimula mulheres a denunciarem abusos Imagem: Reprodução/Facebook

Denise de Almeida

Do UOL

28/08/2017 22h13

Clara Averbuck relatou, nesta segunda (28), que foi estuprada por um motorista da Uber. Após desabafar sua dor e revolta com a situação, a escritora criou uma campanha nas redes sociais para que outras mulheres desabafassem sobre abusos que já passaram com motoristas de táxi ou de aplicativos.

Com a #MeuMotoristaAbusador, Clara perguntou às suas seguidoras quem tinha histórias do tipo para contar, incentivando a denúncia dos criminosos.

Relatos de mulheres com medo e de assédio de todo tipo por parte dos motoristas começaram a pipocar no Facebook. Abaixo, reunimos alguns desses terríveis depoimentos.

O motorista entrou num motel

"Moro em frente a um motel, estava sozinha no banco de trás do táxi e falei pro motorista que podia me deixar em frente e que atravessaria a rua e ele não precisaria fazer o retorno. Só que em vez disso, ele entrou no motel e a porta de trás estava travada. Eu fiz um escândalo, quase quebrei os vidros e o pessoal do motel se tocou. No final, consegui sair do táxi e fui correndo pra casa e ele saiu a toda do motel. Cheguei em casa tremendo com o susto, mas graças a Deusa não aconteceu mais nada", contou uma internauta do Rio de Janeiro.

Chamou para viajar com um amigo à praia

"#meumotoristaabusador era um "99pop", me perguntou 30 vezes durante a corrida se eu tinha namorado, me chamou de linda e outras coisas algumas vezes, quis pegar meu whatsapp, e ainda falou 'vou para a praia com um amigo, você não quer vir junto? Chama uma amiga para irmos em 4!', mesmo eu tendo falado que namorava sim e ter demonstrado desconforto em todos os elogios. Não lembro de ter sentido tanto medo de pegar um uber/táxi/blablabla antes. Gente, vocês não têm noção do que as minas passam no dia a dia", desabafou outra mulher.

"Sempre mando print"

"Toda vez que entro em um táxi/uber/etc mando um print screen da tela informando a placa, o nome e a foto do motorista. Também ligo pra alguém que está no destino da corrida informando, em voz alta, a estimativa de tempo que devo levar para chegar e que se eu demorar 5 minutos a mais sem ligar, a pessoa deveria chamar a polícia, porque significa que algo me aconteceu. Às vezes fotografo a cara do motorista (caso não tenha foto no aplicativo). Um motorista um dia se ofendeu muito com a minha atitude e eu sugeri que ele parasse o taxi para eu descer, porque se não for nessas condições eu não ando. Outro lamentou que tudo aquilo fosse necessário", relatou uma internauta de São Paulo.

"Sozinha a essa hora?"

"- Uma mulher tão bonita assim, sozinha, a essa hora...

[silêncio]

- Você não tem medo?

- Tenho sim, por isso estou indo para casa de táxi.

- É casada?

- Sim.

- E ele deixa você sair sozinha?

- Eu não saí sozinha, estava com amigos.

- Seu marido está em casa?

- Está sim. Deve estar me esperando na portaria.

Meu prédio não tem nem porteiro à noite, quanto mais um marido que eu inventei para não ser estuprada", relatou uma internauta do Rio de Janeiro.

"Quero sentir o gosto da bala na sua língua"

"O motorista começou me oferecendo uma bala. Depois elogiou minha boca. Quando foi passar a marcha, arrastou os dedos na minha coxa. Perguntou se a bala estava boa e depois disse que gostaria de sentir o gosto direto na minha língua. Meu coração disparou, fiquei muda, mandei mil mensagens de socorro e tudo em volta mim foi ficando escuro - assim como as ruas mal iluminadas de Santa Tereza. Por sorte, estava perto de casa e ele parou bruscamente quando eu não esbocei mais nada ao sentir mão dele na minha coxa. Abri a porta e quase cai para fora, desnorteada, e chorei o resto da noite", contou uma mulher do Rio de Janeiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Astrologia S/A
do UOL
Redação
Redação
Redação
BBC
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
BBC
BBC
do UOL
Redação
Redação
Redação
Topo