Comportamento

Marca de cerveja retoma propaganda de 97 para debater preconceito de gênero

Getty Images
Marcas de cervejas debatem o machismo Imagem: Getty Images

Amanda Serra

Do UOL

16/10/2017 19h32

Após um estudo encomendado pela marca apontar que o machismo está presente no cotidiano de 99% da população brasileira, a Skol resolveu retomar a partir desta segunda (16) a campanha "Desce quadrado, Desce Redondo", lançada em 1997. Em oito curtas que serão exibidos na TV, a marca mostrará que os preconceitos de gênero, raça, classe, transfóbicos e homofóbicos não estão com nada. 

Ao UOL, Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da empresa, explicou que a ideia é destacar a evolução da propaganda, que antigamente tratava da disputa da bebida com as concorrentes, e hoje reflete as transformações sociais pelas quais estamos passando. “Queremos mostrar o quadrado repaginado. Do mesmo jeito que a sociedade está evoluindo, a categoria [cerveja] também evoluiu. Somente os homens eram vistos como consumidores da bebida. Hoje não é mais assim. Sabemos que as mulheres são superconsumidoras. Fazia e faz sentido essa mudança”, afirma.

Ainda de acordo com Maria Fernanda, a principal alteração é o engajamento dos consumidores com a proposta levantada pela empresa. “A campanha traz uma leveza de pensamento, atitude, além do humor característico”. Exemplos que serão abordados nos comerciais:

Homem: Que ridículo, ela  podia ser mãe dele;
Mulher: Ainda bem que não é a mãe, assim ela pode até dar uns pegas nele.

Já no segundo a questão da roupa estará em pauta:

Mulher: Com essa saia curta, tá querendo...
Homem: Verdade, tá querendo usar saia curta. Se quisesse usar a comprida, usava a comprida, né? 

Ainda que o público feminino represente metade das vendas da cerveja, a diretora de marketing explica que a marca teve que lidar com a resistência de consumidores que encararam a nova postura como ‘mimimi’. “Mas o balanço final foi muito mais positivo. Acredito em posicionamento, em consistência”.

“O empoderamento está em pauta, o que não significa que as 200 marcas da Ambev vão tocar no tema. A questão faz parte dos valores de jovens atuais, do que eles estão vivendo. E a Skol, que é conectada com esse público, passa a fazer uso dessa linguagem, compartilha as questões que são importantes para eles. É preciso ser fiel ao que você acredita. Quadrado é qualquer forma de preconceito e o que separa as pessoas”, finaliza a diretora.

Veja o primeiro vídeo:

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Agência Estado
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
do UOL
BBC
AFP
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
ANSA
BBC
Topo