Comportamento

Quer se aventurar no amor livre? 6 dicas para não cair em cilada

Getty Images
Imagem: Getty Images

Helena Bertho

do UOL, em São Paulo

07/11/2017 04h00

Tem cada vez mais gente desapegando da monogamia e se aventurando nas novidades do amor livre e do poliamor. Mas, exatamente por ser algo novo, esses formatos de relação ainda podem causar confusão e até machucar algum dos envolvidos. 

A psicóloga Natasha de Rose viveu na pele algumas dessas ciladas. "A gente foi criado para ser monogâmico. A partir do momento que decide entrar no poliamor, erra bastante", conta. Ela foi noiva por quase quatro anos, até que, em 2013, terminou a relação e começou uma nova. Dessa vez, os dois decidiram adotar o amor livre. Desde então, encarou machismo e até já se viu sendo enganada para participar de ménages com casais. 

Veja também

Hoje, mais experiente, Natasha compartilha em seu canal do Youtube dicas sobre o que já viveu. E não foi pouco: já foi solteira adepta do amor livre, namorou homem, mulher e homem e mulher ao mesmo tempo. Atualmente, está em um relacionamento aberto com um cara.

Aqui ela dá algumas dicas para quem quer experimentar o amor livre sem se dar mal.

Tem que ser igual para os dois

Se um pode, o outro pode. Essa tem de ser a regra número um de um relacionamento aberto ou poliamoroso. Natasha diz que ainda é comum o machismo dentro dessas relações. "O homem precisa entender que a mulher vai ter um comportamento sexual igual ao dele", explica. E reforça: não pode ter julgamento. Se for o combinado, não tem erro.

Liberdade não é libertinagem

Amor livre e poliamor têm regras, sim. Mas elas variam de acordo com cada relação. Por isso, o mais importante é conversar e combinar tudo, deixar as expectativas alinhadas. Quanto mais implícitas forem as regras, maiores são as chances de alguém sair ferido.

Só mulher? Por que?

Ela também conta que é muito comum casais toparem abrir a relação com a regra de que os dois só podem se envolver com mulheres. Mas é preciso cuidado, pois isso pode ser sinal de que o homem está tentando controlar a mulher. Se você for heterossexual e ele também, ambos têm o direito de se envolver com as pessoas por quem sentem desejo. Lembre-se: se um pode, o outro também pode. 

Responsabilidade afetiva

"É a arte de não ser babaca nas relações", define Natasha. Em qualquer relação, livre, poliamorosa ou monogâmica, é preciso levar em conta os sentimentos das pessoas envolvidas. Não é porque o amor é livre, que você pode sair fazendo qualquer coisa sem pensar se isso vai machucar ou não o outro. 

Camisinha, sempre!

Mesmo namorando, mesmo tendo regras, independentemente de qualquer coisa: use camisinha! Se você sabe que as outras pessoas transam com outros, é preciso tomar cuidado. "Ele pode contar uma história bonita, de que se cuida, mas como garantir?", pergunta Natasha. Cuide da sua saúde. 

Deixe tudo claro desde o começo

Quando sair com alguém, deixe claro o que espera. "Você não vai permitir que a pessoa crie uma série de expectativas, para depois dizer, por exemplo, que já tem outra relação da qual não pretende sair", explica. A dica dela é contar logo de cara os formatos de relacionamento que espera construir, se já tem ou não outra pessoa, se está aberta para se envolver ou é apenas casual.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Ísis
Redação
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
ANSA
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo