Comportamento

8 dicas para controlar a ansiedade enquanto não arruma emprego

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Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

13/11/2017 04h00

Manter a calma sem um trabalho à vista é uma tarefa complicada, mas não impossível. Com algumas sugestões, você vai ter os ânimos sob controle durante a sua procura. Eis alguns conselhos:

Leia também:

 

  1. Não mascare suas emoções, pois isso só causa mais nervosismo. Ao participar de um processo seletivo, por exemplo, admita que sente ansiedade por estar ali. Isso quebra o gelo e diminui o peso, fazendo com que você lide melhor com o próprio desconforto e permita mostrar realmente quem você é e suas qualidades. Acredite: a maioria dos entrevistadores sabe disso e reconhece a ansiedade. Como querem extrair o melhor de você, certamente lançarão mão de ferramentas que ajudarão a relaxar.
     
  2. Estabeleça um objetivo de desenvolvimento pessoal em que você possa se concentrar durante esse período de espera. Pode ser um curso, aprender um idioma, ler livros da sua área ou potencializar alguma habilidade específica. Existem várias plataformas na internet que oferecem aulas gratuitas sobre os mais diversos assuntos. Troque a ansiedade por sede de aprender, para manter o otimismo. E, ao investir no aprendizado, você tem a sensação de que não parou de evoluir.
     
  3. Identifique características e potencialidades que possam diferenciar você da concorrência. Se precisar, faça uma lista em um papel e o carregue com você. Depois, crie estratégias e formas para poder comunicá-las ou usá-las nos processos seletivos que enfrentará.
     
  4. Foque no momento atual. A ansiedade nos leva a pensar excessivamente no futuro e nos próximos acontecimentos, levando a criar fantasias nem sempre positivas sobre o que pode ocorrer. Se a sua mente começar a "viajar" demais, policie-se para viver o presente. Frases como “não vou me preocupar com isso agora” ou “pensar sobre isso apenas irá aumentar minha ansiedade” podem ajudar.
     
  5. Em circunstâncias mais tensas, tente controlar sua respiração. O excesso de ansiedade dá a sensação de que não estamos respirando de forma correta, como se houvesse um descompasso respiratório e cardíaco. Para evitar isso, treine pelos menos 3 vezes por dia e por 5 minutos, inspirando e expirando lentamente. Esse exercício é ótimo para seu autocontrole. Procure fazer várias vezes durante o dia para ganhar segurança nas mais diversas situações.
     
  6. Saia de casa. Mesmo que haja uma nuvem de desmotivação sobre a sua cabeça, encha-se de ânimo e vá caminhar, folhear as novidades em uma livraria, visitar uma exposição. São atividades gratuitas que podem ajudar a espairecer a mente e a afugentar os pensamentos negativos. Quem sabe até você conhece pessoas diferentes ou tem novas ideias para melhorar sua situação? 
     
  7. Mexa-se! De maneira geral, atividades como corrida ou caminhada ajudam a lidar com a ansiedade, pois liberam endorfinas em nosso organismo, substâncias ligadas ao prazer e ao bem-estar que ajudam na redução do estresse e ajudam até a dormir melhor.
     
  8. Aposte na positividade. Trabalhar a autoconfiança é muito importante para a vida, de modo geral. Em vez de procurar algo errado para reclamar ou lamentar, comece a fazer novas perguntas a si mesmo com o objetivo de achar respostas positivas e saídas para seus dilemas.

FONTES: Mauro Félix, coordenador da Escola de Negócios do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro (RJ); Paulo Cota, professional e life coach e diretor da empresa Co-laborar, em São Bernardo do Campo (SP), e Yuri Busin, psicólogo e diretor do CASME (Centro de Atenção à Saúde Mental Equilíbrio), de São Paulo (SP)

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