Topo

12 sinais de que você está viciado em Facebook

Checar o Facebook até na hora de ir ao banheiro pode indicar que você está usando a rede social além da conta - iStock
Checar o Facebook até na hora de ir ao banheiro pode indicar que você está usando a rede social além da conta Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

15/11/2017 04h00

Será que você está passando mais tempo conectado no Facebook do que deveria? O uso excessivo de redes sociais pode trazer problemas como ansiedade, depressão, alteração do sono, cobrança excessiva com o próprio corpo e dependência. Veja abaixo 12 sinais de que os acessos podem estar passando dos limites e afetando sua rotina:

Veja também

Se sente "aflito" sem o smartphone

Sem querer, você esquece o aparelho em casa e fica nervoso, ansioso e impaciente por não conseguir saber o que está rolando na rede social: eis um sinal claro de limites ultrapassados.

Confere as notificações a todo instante

Não tem erro: se você anda com o smartphone na mão e a cada 30 segundos dá uma olhadinha para checar se não há notificações de comentários para aquele seu post ou foto nova, é vício! E se sente ansioso caso demore um tempinho para receber os primeiros alertas, o quadro é avançado.

Irrita-se quando alguém o incomoda

Se uma pessoa que está contigo pede atenção ou tenta conversar ou o convida para uma atividade diferente, você se sente incomodado porque o outro está "atrapalhando" o que está fazendo naquele momento -- no caso, navegar na rede social.

Deixa de conversar com as pessoas ao lado

Na escola, no bar, no restaurante, em casa… Em vez de falar com quem está sentado perto de você, fica conversando pelo chat e acha mais interessante o que está rolando no Facebook do que ao seu redor.

Ouve reclamações dos outros

Muitas pessoas se queixam de que você fica demais no celular? Seu avô, sua irmã e até seu chefe já te deram um toque de que você não desgruda do aparelho? Pois é: outro indício de que as relações virtuais estão afetando as reais.

Leva o celular para o banheiro e para a cama

Você pode estar desesperado para chegar ao banheiro e, mesmo assim, não deixa de carregar o aparelho contigo. E, na hora de dormir, fica navegando um bom tempo antes de resolver se entregar ao sono. Sim, é mais uma prova!

Assiste a um show pela tela do celular

Deixar de curtir a apresentação da banda naquele momento, ficar segurando o celular e olhando o palco pela telinha para transmitir o show ao vivo ou gravar para postar depois é sinal de que você pode estar perdendo ótimas experiências reais.

Tem dificuldade de fazer seu trabalho

O culpado da falta de concentração pode ser o tal de Facebook que não para de notificar conversas de amigos ou atividades daquele perfil que segue, seja no celular ou na aba do navegador que você insiste em não fechar durante todo o dia.

Não se concentra na aula

Dificuldades em acompanhar a fala do professor ou resolver as tarefas ou, ainda, raciocinar em cima de um problema por querer saber o que está "acontecendo" no Facebook no mesmo instante são indícios fortes de que seus acessos já se tornaram vício.

Deixa de curtir o passeio para fazer fotos

Quando você vai a restaurantes, bares e parques, entre outros lugares, e deixa de aproveitar as atrações do local só pensando em como fazer belas fotos para postar, vale rever o que é importante para você e focar na vida fora da rede social.

Deixa a comida esfriar por uma foto "perfeita"

Todo prato, em casa ou no restaurante bacanudo, pre-ci-sa ser compartilhado no Facebook. Único problema: até ficar satisfeito com o resultado a comida esfriou. Se identifica? Mais um sinal de que precisa maneirar.

Posta selfie toda vez que vai à academia

Todos os seus treinos precisam ser finalizados com uma selfie que vai direto para o Facebook? Ou, ainda, costuma postar fotos e vídeos com equipamentos só para simular uma atividade física que nem será concluída? Seu comportamento ultrapassou os limites.

 

Fontes: Paula Cordeiro, psicóloga clínica do Núcleo Evoluir e mestre em análise do comportamento; Yuri Busin, diretor do Casme (Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio).