Comportamento

55% das brasileiras não gostam de menstruar todo mês, aponta pesquisa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

27/11/2017 10h33

Menstruação ainda é assunto tabu e repleto de particularidades entre cada mulher. Uma pesquisa do Datafolha, realizada pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), em parceria com a Bayer, revela que quando o assunto é o sangramento, as brasileiras querem ter mais controle de quando e como ele vai ocorrer.

Veja também

Segundo a entrevista realizada com 2.004 mulheres de oito capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), entre 18 aos 35 anos, 89% se sentiriam confortáveis em poder decidir quando menstruar.

85% das mulheres menstruam todo mês. Delas, 55% declararam que não gostam disso, principalmente porque sentem incômodo e desconforto (52%) e tem muita cólica (46%). Além disso, 20% relatam ficar muito irritadas, 7% apontam que o sangramento acontece em excesso e 4% que atrapalha a rotina.

45% revela que gosta de menstruar para “se sentir saudável” (39%), pelo fato de considerarem algo natural (25%), entenderem que isso indica que não estão grávidas (24%) e enxergarem como uma forma de limpar o corpo (10%).

Como interromper

Entre os 15% restantes, que não menstruam todo mês, os principais motivos apontados são o uso de medicamentos para não menstruar (32%) ou de pílula sem interrupção (17%) e ciclo irregular (11%); presença de ovários policísticos, com cistos ou miomas (10%) e uso de injeção hormonal (9%).

“Existem diversos métodos que podem manipular o ciclo menstrual ou fazer com que seja interrompido, evitando, consequentemente, sintomas da TPM, oscilações de humor e cólica forte, melhorando a qualidade de vida da mulher. Lembrando que deve haver uma avaliação de cada caso pelo ginecologista, para que sejam definidas as melhores opções de acordo com o cenário”, afirma o Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luiz.

Quando incomoda mais?

Outro dado curioso da pesquisa é que a situação que mais incomoda as mulheres quando estão menstruadas são ir à praia ou piscina (68%), ter relações sexuais (57%), praticar esportes ou atividades físicas (44%) e ir a festas ou encontros sociais (30%).

Você gosta de menstruar?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Blog da Morango
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Bloomberg
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Agência Estado
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
Topo