Gravidez e filhos

Fotógrafo inspira ao fazer retratos íntimos da mulher amamentando o filho

Reprodução/Instagram
O francês Vincent Ferrane registrou a relação que sua mulher e seu filho desenvolveram com a amamentação Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

18/01/2018 13h11

Fotógrafo profissional com retratos de celebridades como Adam Driver e Lorde no currículo, o francês Vincent Ferrane estava acostumado a registrar seu cotidiano ao lado da mulher.

Com o nascimento do filho, ele se viu testemunhando momentos de intimidade profunda entre ela e o bebê — e decidiu documentar a força deste momento em uma série fotográfica que acaba de virar livro.

Veja também

O trabalho, batizado de "Milky Way" ("Via Láctea", em tradução livre), se concentra nos primeiros meses de vida da criança e tem paleta de cores inspirada pelo leite. "Eu tentei deixar que a estética do ato de alimentar, que impõe uma certa geometria aos corpos e aos espaços que eles ocupam. Em outras palavras, minha parceira, eu e nosso bebê tivemos que aprender uns com os outros no começo", explicou ao fotógrafo ao site "Refinery29".

"O jeito com que estes corpos se aproximam é determinado pela comida e eles se expressam apenas através de gestos e postura. Eu tentei compor estas imagens focando em pequenos ajustes. O jeito com que minha mulher estava sentada, segurando e dando seu peito para o bebê, ou o jeito com que o bebê agarrava o peito e parecia se fundir com sua mãe", disse.

Para ele, o importante era focar nesta coreografia entre mãe e filho e na atmosfera daquela relação — não no relato da rotina dos dois retratados. O que, segundo Vincent, não significava necessariamente romantizar a amamentação. É possível ver nas imagens os momentos de cansaço da mãe e a parafernália que ela usa para auxiliá-la ao alimentar o filho.

O fotógrafo acredita que as fotos são o jeito com que ele pode expressar seu amor pela mulher e filho, sem tentar interferir na intimidade entre os dois. "Ter um bebê é uma pequena revolução na vida dos pais e estes momentos passam muito rápido. Fotografá-los é um jeito de aproveitá-los um pouco mais", concluiu à publicação.

"Milky Way" pode ser encontrado no site  vincentferrane.com.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Lado B
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Lado B
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Topo