Topo

Adolescentes que não largam o telefone são mais infelizes, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

23/01/2018 11h22

Não tirar os olhos do smartphone pode causar um grave problema: a infelicidade. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, publicada pela revista "Emotion".

Estudantes das 8ª, 10ª e 12ª série (entre 13 e 16 anos) de escolas de todo o território norte-americano foram questionados sobre o tempo que passam em frente a telefones, tablets e computadores, assim como suas interações sociais e percepção de felicidade.

Veja também

O resultado foi que os que mais jogavam no computador, usavam mídias sociais e se comunicavam pelos “devices” se sentiam mais infelizes que os que investiam em atividades como esportes, leitura de jornais e interação social cara a cara.

Segundo o psicólogo Jean M. Twenge, autor do estudo, um dado curioso é que cortar “a vida virtual” não aumenta o nível de felicidade. Os mais felizes acessavam as redes sociais por menos de uma hora por dia.

“O surgimento dos smartphones é a explicação mais plausível para a redução do bem-estar psicológico entre os adolescentes entre 2012 e 2016”, aponta Twenge.