Topo

Sem cara de roupa de trabalho: como usar saia lápis para valorizar o corpo

Jessica Arruda

Colaboração para o UOL

05/01/2018 04h00

A velha saia de secretária, com suas linhas retas e imagem séria, reapareceu em desfiles internacionais com uma sensualidade velada e atual. Conhecida como saia lápis, a peça deixou o ambiente corporativo e ganhou as ruas com tecidos mais leves, cortes assimétricos e até sobreposições.      

As releituras desse clássico tiraram o ar formal da saia, deixando-a mais moderna e sexy também para o dia a dia. Elegante, a peça ajustada ao corpo até a altura dos joelhos ganhou versões despojadas, em combinações que vão além da camisa social e dos escarpins.

Veja também:

Aposte em tecidos diferentes 

Para deixar a peça mais descolada, sem aquela cara corporativa, a dica é escolher um tecido menos encorpado para fugir do tradicional. Bases mais leves como malha, seda, cetim e até mesmo renda já conseguem deixar este modelo com uma pegada streetwear. 

Na estamparia, florais e étnicos combinados com sandálias, mocassim e tênis branco deixam a saia mais versátil. Na parte de cima, tops com mais volume e cores chamativas rendem conjuntos para todas as ocasiões. “Combinar com peças casuais, como camisetas de malhas podrinhas ou com frases divertidas ou camisas jeans também tira a formalidade da peça”, diz a consultora de estilo Aysha Corrêa.

Para quem gosta de tendências, a aposta é a saia rendada -- principalmente se usada por cima de hot pants ou shorts curtos. “As mulheres que amam ousar podem eleger regatas ou cropped estampados, de cores vivas ou lisas, combinando o top com as estampas da saia”, completa a consultora de imagem Joandele Barcelos.

Use para valorizar o corpo

Mesmo justa ao corpo, a saia lápis consegue equilibrar a silhueta, destacando as curvas (ou a falta delas). O modelo de tecidos escuros e estampas de listras na vertical tende a diminuir visivelmente o quadril -- efeito desejado para mulheres com corpo ampulheta.

Para quem tem poucas curvas, a dica é usar um cinto ou amarração para destacar a cintura. Mulheres com volume na barriga ou bumbum podem usar anáguas para que a peça não fique muito justa ao corpo.

Outro truque são os modeladores, que deixam tudo no lugar e evitam que a calcinha fique marcando. “Para qualquer tipo físico é importante que a saia tenha um pouco de elastano na composição, para facilitar os movimentos e ter o caimento certo, evitando sobras de tecido na região do bumbum e da barriga”, explica Aysha.  

Em qual investir?

Por ser atemporal, a saia lápis é um curinga no guarda-roupa feminino. Para acertar na escolha, é preciso apostar em tons neutros como preto, cinza e off-white, ou estampas clássicas, como listras e florais de fundo escuro.

“Opte por tecidos leves e modelos com fendas na parte de trás ou na lateral para facilitar a mobilidade”, diz Joandele. E, quando for experimentar na loja, movimente-se bastante no provador para ter certeza de que não vai mostrar demais em atividades simples, como cruzar as pernas, descer do carro ou subir no ônibus”.