Topo

Verão na cidade? Veja dicas de como se vestir para driblar o calorão

Marcela Duarte

Colaboração com o UOL

08/01/2018 04h00

Se você é da turma que passa o verão na cidade sabe que o bicho pega! Na praia, mesmo com altas temperaturas, ainda se tem a brisa para refrescar, sem falar que as roupas são muito mais despojadas. Na cidade, é aquele calor que sobe do asfalto, trânsito, correria… Mas tem como sofrer menos.

Veja também

Conversamos com Patrícia Pontalti, da consultoria de moda As Patrícias, que explicou como faz para se vestir de um jeito mais adequado para o calor da cidade. Confira as dicas:

Prefira tecidos naturais

"Tecidos naturais, como algodão, linho ou seda, são os mais indicados, já que deixam a pele respirar. Atenção: essas peças precisam de cuidados extras na lavagem, já que desbotam mais do que os sintéticos. Delicadeza é fundamental na hora de escolher o processo e a química”, comenta Patrícia.

Modelagens soltinhas são mais confortáveis

“Prefira cortes mais soltinhos, que não grudem no corpo, mais confortáveis. Peças de alfaiataria 'desabada', bastante em voga, são boas parceiras do verão. Aposte na calça pantacourt, um novo clássico do closet contemporâneo, em vestidos-envelope ou ao estilo camisa de linho. Saias evasês são chiques, sofisticadas e frescas -- além de vestir bem todos os tipos de corpo. Além disso, um macacão amplo de linho ou seda fica fino e perfeito para enfrentar o calor na cidade, além de versátil para vários tipos de profissão, das mais formais às mais despojadas.”

Cores claras diminuem a sensação de calor

“Observe os tons. Os mais clarinhos, como branco, bege, cinza e rosa desbotados e toda a cartela aquarelada tendem a 'refrescar' o look. Misture tons claros entre si; fica requintado e bem leve”, recomenda Patrícia.

Abuse das sandálias

“Nos pés, abuse das sandálias, desde as rasteiras com algum detalhe de luxo, como pedras, aplicações ou bordados, até a de duas tiras. Se você for mais fashionista, os slides e mules rasteiros são excelentes alternativas, pois dão charme extra ao visual. Aposte nos modelos com tachas e aplicações, ainda mais ousados”, finaliza.