Topo

Como limpar, conservar e guardar cada tipo de sapato, do couro ao tecido

Saiba como higienizar cada sapato de acordo com o material - Getty Images
Saiba como higienizar cada sapato de acordo com o material Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

14/01/2018 04h00

Sapato limpo e bem cuidado dura mais. Se você morre de amores pelos seus pares, precisa aprender a limpá-los do jeito certo, garantindo maior vida útil.

Reunimos dicas eficientes para higienizar vários tipos de materiais. Confira abaixo:

Veja também

Camurça

  • Como limpar: jamais molhe. O melhor é passar uma escova própria a seco para tirar a sujeira. Se não tiver esse item, use escova de calçados ou de dentes, também a seco. Depois, misture em um recipiente água morna e detergente para roupas e molhe levemente a escova, enxugue-a com toalha e escove levemente o calçado. Por último, passe uma toalha de plush e deixe o calçado secar em local arejado e protegido da luz do sol. Após algumas horas, esfregue novamente a escova seca, em sentido horário.
  • Dica de conservação: aplique protetor impermeabilizante antes de usar o sapato pela primeira vez.

Cetim

  • Como limpar: com uma escova de cerdas macias ou flanela umedecida em um pouco de sabão neutro, esfregue suavemente os pontos sujos. Deixe secar à sombra.
  • Dica de conservação: jamais use produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras, pois danificam o cetim.

Couro legítimo, pelica e tênis branco

  • Como limpar: retire o excesso de sujeira com escova macia, flanela limpa ou escova de dentes antiga, levemente umedecidas. Misture água morna e detergente para roupas e passe um pouquinho do líquido com escova ou pano, com bastante cuidado. Ao engraxar, aplique creme específico para hidratação e conservação de artigos de couro liso. Deixe secar à sombra e lustre com a escova macia ou flanela. Jamais pendure no varal.
  • Dica de conservação: alterne o uso do calçado, já que o suor e o calor reduzem a durabilidade do couro. No caso do tênis, só guarde-o quando estiver totalmente seco.

Nobuck

  • Como limpar: para remover sujeiras, use uma escova para nobuck, encontrada em sapatarias. Na sequência, aplique xampu específico para o material, com flanela ou esponja limpa. Esfregue cuidadosamente apenas nos pontos que mais precisam de limpeza e coloque o calçado para secar à sombra. Aplique produto renovador e, mais uma vez, passe a escova que usou no início. Assim, conseguirá restaurar a cor e o toque aveludado.
  • Dica de conservação: aplique protetor impermeabilizante antes de usar o sapato pela primeira vez.

Plástico

  • Como limpar: retire a sujeira acumulada com água e escova própria para a limpeza de calçados ou uma escova de dentes velha. Seque em lugar arejado, protegido do sol.
  • Dica de conservação: guarde o calçado apenas quando estiver bem limpo e seco. Pode ser em caixa de papelão ou de plástico.

Tecido

  • Como limpar: remova as sujeiras com escovas com cerdas macias ou flanelas limpas levemente umedecidas. Depois, esfregue suavemente com um pouco de sabão neutro. Sempre deixe secar à sombra. Se o calçado for de lona, após retirar o grosso da poeira e das manchas, misture água morna e detergente para roupas em um recipiente e aplique um pouco, usando esponja macia ou toalha de plush para esfregar a área de borracha. Também deve ser colocado para secar em local coberto.
  • Dica de conservação: guarde em lugar arejado e nunca use produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras na limpeza.

Veludo

  • Como limpar: use escova de cerdas suaves ou flanela limpa, levemente umedecida, para tirar pó e manchas. Esfregue com cuidado, usando um pouco de sabão neutro. Deixe secar à sombra. No final, passe uma escova de cerdas suaves para restaurar o toque aveludado.
  • Dica de conservação: guarde em local arejado e escove suavemente o veludo, sempre na direção do pelo.

Verniz

  • Como limpar: remova a sujeira com flanela limpa e levemente umedecida. Para lustrar, aplique um limpador de verniz e deixe secar por cinco minutos. Logo após, lustre com flanela para recuperar o brilho.
  • Dica de conservação: alterne o uso do calçado, pois o suor e o calor reduzem a durabilidade do couro. Guarde sempre em sacos protetores para evitar que fiquem riscados ao entrarem em contato um com o outro.

Guardar na caixa ou não?

Regra básica, o ideal é sempre deixar o calçado o mais limpo e seco possível antes de guardá-lo. Muita gente costuma deixar os sapatos em caixas, mas será que essa é uma boa alternativa? Num primeiro momento, sim!

A embalagem de papelão costuma absorver bem a umidade, mas sua vida útil é pequena -- tente não empilhar várias ou colocar peso sobre elas, para que durem mais. Elas ainda devem ficar em área livre de sol direto ou umidade.

Se quiser uma opção mais durável, invista em caixas de plástico. Nesse caso, também é imprescindível guardar os calçados secos e limpos, para evitar hidrólise (quando a sola -- feita de poliuretano -- deteriora, esfarelando-se) e mofo.

Para quem pode investir em um acessório bacana, vale a pena adotar um shoe tree, de madeira ou plástico, que permita ventilação, para ajudar a manter a estrutura do produto.

 

Fontes: Diogo Oliveira, sócio-fundador das Lojas Viggo, e Ivã Carrilho, gerente de marketing do Grupo Afeet.