Topo

Por que champanhe no fim de ano dá dor de cabeça: culpa das bolhinhas

Do UOL

03/01/2017 16h03

Você que voltou ao trabalho após as festas de fim de ano jurando de pé junto que nunca mais vai beber uma taça de champanhe na sua vida: acalme-se! 

É bem verdade que espumantes e frisantes causam um tanto mais de ressaca do que outros tipos de vinho, mas a Ciência têm explicações que decifram porque justamente as bebidas preferidas das festas podem causar tantos problemas no dia seguinte. 

No caso específico do champanhe, alguns atribuem as dores de cabeça aos níveis de açúcar da bebida, ou ainda ao tipo de uva utilizado para fabricar o produto ou ainda a adição de sulfitos (aditivo químico usado para prolongar a validade do vinho). No entanto, as pesquisas ainda não chegaram a um consenso sobre isso.

A culpa é das bolinhas
Então, quem é o culpado por essa "má fama" do espumante? Resposta: a combinação de álcool e das bolinhas que fazem a fama da bebida. 

Segundo explicações da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, as bolinhas (à base de dióxido de carbono) forçam o álcool a ir para a corrente sanguínea mais depressa do que o esperado. Além disso, o gás disputa espaço com o oxigênio no sangue, resultando em náuseas e tontura.

Esse fato, aliado à desidratação que o consumo de álcool já causa normalmente, explica como uma bebida que não é tão forte deixa a pessoa bêbada com mais facilidade, e porque os efeitos no dia seguinte são tão pesados. Na dúvida, intercale sempre as taças com água ou outras bebidas não-alcoólicas e pegue leve no dia seguinte