Topo

Bolinha de proteína é alternativa ao whey protein; veja duas receitas

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Stefanelli

Do UOL

27/05/2017 04h00

A bolinha de proteína é uma opção que tem conquistado quem faz uso de whey protein e acaba enjoando de tomar o suplemento só com água. Diferentemente do brigadeiro fitness, esses "docinhos" levam um pouco de whey na sua receita e costumam ser consumidos depois do treino, para a recuperação muscular.

Segundo a nutricionista Maria Flávia Sgavioli, de São Paulo, é recomendado o consumo de até quatro bolinhas, dependendo da concentração de whey. "Essa também é uma boa opção de lanchinho saudável até para quem não malha e pode ser consumida sem o suplemento também, apesar de a concentração de proteína ficar mais baixa."

A nutricionista ainda diz que a bolinha é uma alternativa melhor do que comer uma bolacha de água e sal ou uma barrinha de cereal. "Normalmente, as pessoas têm dificuldade em achar fontes de proteína para os lanches intermediários. O que é mais comum é elas comerem alimentos com mais carboidrato. E a proteína é ótima para dar a sensação de saciedade."

Se quiser consumir, no entanto, vai ter que colocar a mão na massa e preparar as suas próprias. Então, abaixo, veja duas receitas de bolinhas de proteína:

Com banana e coco

Bolinha de proteína com coco ralado - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ingredientes:

- 2 xícaras de oleaginosas (nozes, amêndoas e castanha-do-pará);
- 2 colheres de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de whey protein sem sabor;
- 2 colheres de sopa de mel ou calda de agave;
- Coco ralado fino ou em flocos à gosto;
- 1 e ½ banana médias geladas;

Modo de preparo: triture as oleaginosas em um processador de alimentos até que fiquem em pequenos pedacinhos. Misture todos os ingredientes até formar uma massa. Molde em pequenas bolinhas. Cubra com o coco ralado. Armazene na geladeira ou até mesmo no freezer. Ideal consumir após o treino pela combinação de proteínas do whey protein e das oleaginosas, além dos carboidratos da banana e do mel para substituir suas reservas de glicogênio que terão se esgotado durante o treinamento.

Fonte: Zona Cerealista Online

Com amêndoas e chocolate

Bolinha de proteína, brigadeiro fitness - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ingredientes:

- ¼ xícara de amêndoas torradas sem sal 1 colher (sopa) de cacau em pó
- ¼ xícara (chá) de proteína vegetal (blend de proteína de arroz com ervilha ou apenas proteína de arroz)
- ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas
- 1 colher (sopa) de coco ralado
- 1 colher (sopa) de mel ou agave
- 1 colher (sopa) de açúcar de coco
- 30g de chocolate meio amargo
- 1 colher (sobremesa) de biomassa de banana verde (opcional)

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro e mexa bem com o auxílio de uma espátula. Divida a massa em quatro bolinhas e leve à geladeira por 2 horas antes de comê-las. Enfeite com cacau em pó ou nibs de cacau cru.

Fonte: Ana Paula Gluck Karam, nutricionista esportiva.