Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Tem 30 minutos para malhar? Veja o que treinadores das famosas recomendam

Márcio Lui, personal de Sabrina e Galisteu, recomenda o HIIT - Reprodução/Instagram
Márcio Lui, personal de Sabrina e Galisteu, recomenda o HIIT Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

22/09/2017 04h00

A falta de tempo é a desculpa número 1 para não praticar atividade física. Mas uma série de estudos científicos já mostraram que você não precisa morar na academia para ter bons resultados nos treinos. Pelo contrário, dá para ficar com o físico em dia só com 30 minutos de exercícios diários. Mas e como utilizar melhor esse pouco tempo disponível para malhar? O UOL ouviu a recomendação de treinadores das famosas. Veja abaixo, o palpite de cada um:

O preparador físico Marcio Atalla (foto) afirma que pequenas atitudes durante o dia ajudam a manter o físico e podem ser feitas no ambiente de trabalho. Clique nas fotos acima para ver as dicas - Júnior Lago/UOL - Júnior Lago/UOL
Imagem: Júnior Lago/UOL
1) Circuito para o corpo todo

Na opinião de Marcio Atalla, que já foi personal trainer de Preta Gil e Gaby Amarantos, é melhor fazer cinco minutos de exercício do que nada. Portanto, ele indica pedir a um profissional de educação física elaborar um treino tipo circuito, alternando exercícios de força com atividades aeróbicas.

“É importante que o profissional divida os grupos musculares para trabalhar o corpo da forma mais global possível. Assim, o aluno vai sentir melhora na saúde cardiovascular, muscular, óssea e postural”, fala.

Fernanda Teixeira e Rodrigo Sangion - Divulgação/Thiago Teixeira - Divulgação/Thiago Teixeira
Imagem: Divulgação/Thiago Teixeira
2) Invista na musculação

Para quem tem apenas 30 minutos para treinar, a recomendação de Rodrigo Sangion, personal trainer de Fernanda Souza e Izabel Goulart, é apostar na musculação, já que essa atividade física acelera o metabolismo. Sem contar nos ganhos que traz para o tônus muscular, o que é positivo para quem quer aquela sonhada definição.

Sangion recomenda que o profissional de educação física escolha exercícios que recrutem o maior número de fibras musculares possíveis, pois os resultados são melhores do que os exercícios isolados. “Ele pode selecionar um exercício que trabalha costas, bíceps e ombro tudo ao mesmo tempo. É melhor do que 10 exercícios só para peito”, diz.

Além disso, ele destaca que o profissional poderá variar intensidade alta com pouca repetição ou muitas repetições e cargas mais elevadas, tudo para elevar o gasto calórico.

Márcio Lui e Sabrina Sato - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
3) HIIT: faça treinos de alta intensidade

De acordo com Márcio Lui, quando Sabrina e Adriane Galisteu --algumas das famosas que o personal trainer atende-- estão sem tempo para treinar, ele passa treinos funcionais de 30 minutos baseados na metodologia HIIT (High-Intensity Interval Training, treino intervalado de alta intensidade, no português).. “Esse treino é focado no tempo e intensidade dos exercícios e não na quantidade de repetições. E os movimentos trabalham o corpo todo”, explica.

Ele destaca que esse tipo de exercício não precisa ser feito necessariamente na academia, já que muitos usam apenas o próprio corpo, sem a necessidade de aparelhos. “Já está comprovado cientificamente que treinos curtos de alta intensidade são ótimos para quem quer emagrecer”, diz.