Beleza

Colágeno é bom para a pele? Veja mitos e verdades e a melhor forma de usar

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

13/11/2017 04h00

A proteína mais abundante no corpo humano, o colágeno, tem papel fundamental na saúde e na beleza: além de preservar a pele sem rugas, cabelos com brilho e unhas fortes, mantém a boa mobilidade de ossos, músculos e tendões.

Dúvidas sobre como consumi-lo e os resultados são comuns. Para esclarecê-las, especialistas contam o que é mito e o que é verdade sobre esse aliado da beleza:

Colágeno hidrolisado é o mais bem absorvido pelo corpo

VERDADE. Para a dermato funcional Vanessa Baggio, enquanto o colágeno não hidrolisado é a proteína em sua forma natural, no hidrolisado, as moléculas são quebradas para facilitar a absorção pelo organismo, sem perder as propriedades benéficas.

Veja também

A ciência ainda não comprovou os benefícios

MITO. “Há inúmeras evidências sobre o efeito positivo da ingestão de colágeno hidrolisado no rejuvenescimento da pele”, diz Aline Olivetto, coordenadora do Centro de Pesquisa e Treinamento da Siluets Estética. “Diversos estudos científicos investigaram os benefícios da ingestão de colágeno para o organismo", complementa Natália Mendes Gomes, farmacêutica da RTK Cosméticos.

Consumir em excesso pode dar dor de barriga

DEPENDE. Não existe unanimidade entre os especialistas sobre o desconforto intestinal ocasionado pelo uso excessivo do colágeno, mas eles tendem a associar o consumo exagerado com certos problemas abdominais, principalmente pela forma de ingestão, como balas, sucos e chocolates. Para a nutricionista da Sundown Vitaminas, Natália Alcântara, também é importante ficar atento à quantidade total de proteínas ingeridas durante o dia e a hidratação adequada, para que não haja sobrecarga renal. A dosagem recomendada diária é de 8 a 10 gramas.

É um bom aliado na dieta

VERDADE. A farmacêutica Natália Mendes Gomes afirma o colágeno é um bom aliado de dietas de baixas calorias, devido ao alto conteúdo de proteína e por não conter gordura nem carboidrato. Sua diluição em água ou em outros líquidos ajuda na sensação de saciedade.

Ajuda a aniquilar a celulite

VERDADE. “Por melhorar a firmeza e elasticidade da pele, ele atua de forma benéfica na celulite”, afirma Natália Alcântara. O período mínimo de uso é de seis semanas, quando começa a fazer efeito de fato. Após esse momento, é possível sentir melhora na pele em termos de flacidez e textura.

O colágeno de alimentos não é absorvido para trazer firmeza

MITO. “O colágeno da gelatina e do mocotó não é hidrolisado. Ele é absorvido, porém com mais dificuldade. Assim, precisamos de quantidades bem maiores, se comparado ao hidrolisado, para tratar flacidez”, diz a médica Aline Olivetto.

Como consumir?

Sachê: É a versão mais indicada para diminuir a fome e prolongar a saciedade. O conteúdo de um sachê costuma ter a dose diária recomendada, de 8 a 10 gramas.
Cápsula: Para quem não gosta do sabor adocicado do pó. Para atingir a dose diária, você tem de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia. Elas não trazem a mesma saciedade.
Bala: Essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. É bem pouco, mas vale para complementar o consumo diário da proteína. A bala também tem a vantagem de estimular a mastigação, além de enganar a vontade de comer um docinho.
Chocolate: Assim como a bala, tem pouco colágeno. Consuma-o como opção de um docinho que traz um benefício extra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Tudo Beleza
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog da Sah Oliveira
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Separadas no nascimento
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Tudo Beleza
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
Topo