Topo

13 mitos sobre sexo que estão atrapalhando seu prazer

Getty Images
Imagem: Getty Images

Helena Bertho

do UOL

17/10/2017 04h00

Um levantamento do Projeto Sexualidade, da USP, mostrou que mais da metade das mulheres têm dificuldade em chegar ao orgasmo. Além das questões físicas, existem vários tabus sobre sexo que colaboram para essa dificuldade. Confira alguns dos tabus que podem estar atrapalhando seu prazer (e desapegue!).

1. Preliminar não é sexo

É, sim. Na verdade, toda forma de estímulo genital é sexo, com as mãos, com brinquedos, com a boca. Não só a penetração. Não trate a preliminar como algo menor que vem antes da transa, elas são parte do sexo e devem ser muito bem feitas e curtidas!

2. Prazer só acontece com a penetração

Assim como sexo é todo tipo de estímulo sensual, qualquer um deles pode ser fonte de prazer. Você pode chegar ao orgasmo das mais diferentes formas: com sexo oral ou carinhos em outras partes do corpo, como o pescoço e os seios.

3. O sexo depende da ereção

Os itens anteriores já quebram esse mito, né? Se o prazer pode estar em todo tipo de estímulo, sem ereção ele pode acontecer também. Lésbicas estão nos mostrando há muito tempo que existe, sim, sexo, e do bom, sem nem sequer ter um pênis na jogada.

Veja também: 

4. Homem gosta mais de sexo do que mulher

Bobagem. A libido varia de pessoa para pessoa e, também, de acordo com vários fatores externos, como estresse. O que acontece é que socialmente é mais aceito que o homem goste de sexo, enquanto as mulheres são educadas para não admitir isso.

5. É comum a mulher não gozar

Mulheres têm mais dificuldade para chegar ao orgasmo e, segundo especialistas, acontece por uma série de motivos externos, e não porque naturalmente gozam menos. Achar que é comum que a mulher não goze já faz com que o sexo seja bem mais focado no prazer do homem. 

6. Mas você precisa gozar

É importante saber que você pode gozar, mas não necessariamente precisa. Sentir prazer sem chegar ao orgasmo é muito bom. E ficar com a ideia fixa de que é preciso ter um orgasmo pode atrapalhar o sexo.

7. Mulher seduz, homem é seduzido

Isso é mais um mito fruto do machismo da sociedade. Enquanto a mulher se ocupa das lingeries, danças sensuais e toda a sedução, homens apenas precisam estar lá. Mas, calma aí, nós também precisamos ser provocadas para ficar excitadas.

8. É preciso se manter bonita durante a transa

Ficar preocupada com sua aparência durante o sexo faz com que você se desconcentre e acabe deixando de curtir. Na hora H, não importa como sua bunda está aparecendo ou se você ficou descabelada. Suar e perder a pose fazem parte.

9. Homens adoram anal, mas as mulheres odeiam

Muitas mulheres adoram anal, assim como tem homem que não gosta. Como qualquer outra prática sexual, o gosto varia de pessoa para pessoa. O fetiche está mais concentrado na ideia de que o sexo anal é algo proibido (e não é).

10. Masturbação é coisa errada

Ainda é tabu para muitas mulheres que: ou consideram a masturbação fonte de culpa ou coisa de quem não faz sexo. Mas as especialistas são unânimes: tocar-se é muito importante, pois só assim você pode conhecer melhor seu corpo e entender o que dá ou não prazer.

11. Sexo se faz, não se fala

Muitos casais simplesmente não conseguem falar sobre sexo. Mas conversar sobre isso é muito importante. Se vocês falam sobre o que acontece na cama, podem compartilhar do que gostam ou não, melhorando o desempenho. Além disso, falar faz com que o assunto deixe de ser tabu e tudo fica mais leve e gostoso.

12. Sua vagina cheira mal

Não, menina, ela tem cheiro de vagina e isso é natural. Não fique paranoica com o odor lá embaixo. Muitas mulheres fogem do sexo oral por causa disso ou ficam tensas, com medo de que o parceiro sinta o aroma. Pode relaxar, porque toda vagina tem cheiro.

13. Sentir dor é normal 

Não, não é. Se você está sentindo dor durante o sexo, algo está errado. Pode ser falta de lubrificação, uma questão psicológica, vaginismo ou até sinal de endometriose. Se dói, marque uma consulta ginecológica para investigar a razão.

Fontes: Aline Castelo Branco, educadora sexual e Carla Zeglio, especialista em terapia da sexualidade e diretora do Instituto Paulista de Sexualidade.