Topo

6 apps gringos ajudam a esquecer ex-amores (mesmo que por um dia só)

Do UOL, em São Paulo

19/10/2017 04h00

Contra investidas incertas de gente arrependida e recaídas que são uma cilada, separamos seis aplicativos que ajudam a manter o antigo romance longe dos olhos e do coração (e das mensagens de texto que só trazem arrependimento). Infelizmente, todos são em inglês. Será que os desenvolvedores não ligam muito para a fossa amorosa de quem só entende o português? De qualquer forma, alguns não precisam de um profundo conhecimento da língua. Dá uma olhada:

1. Hell is Other People (o inferno são os outros)

Aqui, a intenção é não só te notificar sobre pessoas indesejadas nos arredores, como ajuda a fugir delas. Não cruzar a mesma rua nem estar no mesmo bar que um ex é uma das promessas do serviço, que funciona dentro do aplicativo Foursquare. O Hell consegue encontrar pessoas --que precisam também usar o Foursquare-- em um mapa e informar o quanto longe ou perto ela está de você. 

2. Take a break (dê um tempo)

Esta é uma ferramenta que funciona dentro do Facebook. Com ela, você decide quando quer ver alguém no seu feed, se quer limitar o que compartilha com a pessoa e editar publicações anteriores com ela. É uma ótima ideia se você precisa controlar a frequência de publicações de um ex, por exemplo, e dar tempo ao tempo.

3. Rx Breakup (RX Término)

Criado pela terapeuta Jane Reardon e a maquiadora Jeanine Lobell, o aplicativo funciona como um programa de 30 dias com tarefas --liberadas dia a dia, uma a uma-- para que você lide, de forma obstinada, com o fim de um relacionamento que, digamos, não acabou muito bem. Há dicas também, como a infalível "se beber, não mande mensagens". Disponível para iPhone e Android.

Leia também:

4. Never liked it anyway (nunca gostei mesmo)

Um site onde amantes desprezados podem vender presentes que ganharam de ex-amores, aquele tipo de “lembrança” que parece muito dolorosa de manter. Alianças e vestidos de noiva não são raridades por lá. A norte-americana Annabel Acton, a criadora, disse ao New York Times que a experiência de vender esse tipo de presente pode ser “catártica”, uma vez que “é como se a pessoa estivesse expurgando o ex”.

5. Mend

O aplicativo é como um personal trainer virtual para ajudar a esquecer alguém. Nele, você conhecerá um avatar animado da fundadora, a norte-americana Ellen Huerta, que, com sua voz reconfortante, oferece orientações sobre como superar o fim de um relacionamento. Um dos tópicos é chamado de "desintoxicação de seu ex”. Apenas para iPhone.

6. Break-up boss (chefe do término)

Encare esse app como uma autoajuda diária para curar um coração partido. Ele dá conselhos, mas ainda propõe exercícios divertidos como as “falsas mensagens para o ex”. Você vai lá, escreve tudo o que precisa desabafar e envia o recado, só que não para a pessoa amada (ou odiada, no caso). Somente para iPhones.